Galardões para os Crentes Fiéis a Cristo Jesus?

O termo “coroa” (gr. stephanos) era o vocábulo mais comumente empregado para o laurel entregue ao vitorioso nos jogos gregos. A coroa era feita de folhas de oliveira e louros, e logo se estragava.

O apóstolo Paulo faz referência aos atletas que nos jogos se esforçam “…para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.” O atleta não podia tornar mais leve o seu esforço, quebrando as normas que regiam a disputa, pois seria desclassificado. Até hoje a exigência é imposta (nos jogos modernos alguns perdem a medalha de ouro ao ser constatado resíduo de determinadas drogas, nas análises de laboratório). Então o apóstolo alerta a Timóteo: “Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.” Aplicado ao jovem ministro do Evangelho de Deus, significa que ele, como atleta de Cristo Jesus, Timóteo deveria estar pronto para sofrer.

Deste modo, a Escritura Sagrada menciona coroas (de alegria, de glória, da justiça, da vida) (1) que serão conferidas aos que continuarem exercendo fé em Cristo Jesus: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (2)

Este é o Código! Os galardões serão concedidos quando de nosso comparecimento perante o Tribunal de Cristo Jesus, para avaliação das obras de cada um.

O Espírito de Cristo Jesus deixou claro que Ele recompensará os que perseveram na fé e obediência, porém, estamos avisados de que haverá perdas.

No entanto, para aquele que já tem a vida eterna e “está em Cristo”, (3) ser arrebatado ao encontro do Senhor nos ares em Sua vinda-iminente já é um enorme galardão. (4)


Examinem os Textos:

  1. 1Ts. 1.19-20; 2 Tm. 2.5; 4.8; Tg. 1.12; 1 Pe. 5.4; Ap. 2.10.
  2. Mt. 10.22; 24.12-13; Cl. 1.21-23; Hb. 3.6, 12-15.
  3. Rm. 1.16-17; 3.21-17; 5.1,2; 8.1-4; 2 Co. 5.17.
  4. Jo. 14.1-3; 1 Ts. 1.10; 4.13-18; 5.9; 1 Co. 15.51-52.

7 Respostas para “Galardões para os Crentes Fiéis a Cristo Jesus?”

  1. Keyla disse:

    2 Tm 4:7-8
    Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
    Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

  2. Só para conversar mesmo…
    Acho tão bonito coroa ainda mais de alegria, glória, justiça, vida…
    Será tudo tão lindo lá no céu!

    Nós quase íamos perdendo a nossa coroa por estarmos competindo sem o devido respeito às normas do Evangelho de Cristo.
    Na verdade, nós estávamos competindo sem conhecer tais normas. Os técnicos que nos treinavam nos mostraram normas que nos desclassificariam.
    Agora fica claro que não receberíamos a coroa da alegria, da glória, da justiça e da vida. Tais coroas são conferidas àqueles que exercem fé em Jesus e nós a exercíamos na instituição.
    Que alívio! Deus nos livrou a tempo agora podemos ter certeza do nosso galardão.

    Que Ele continue usando você para anunciar a muitos que estão competindo fora das normas…

  3. Eurípia Inês disse:

    Escreva, Eurípia. Escreva…

    Das fomes e secas dos pastos das gentes famintas

    Nas lágrimas quentes de rostos andantes

    Ecoam as dores de almas gritantes

    Desolação!

    O som do tambor de um Querite distante

    Anima, conforta, desperta o sorriso

    Na alma do andante que foge depressa.

    O grito é de dor mas de forte esperança

    No pai e na mãe, na criança de peito,

    No noivo, na noiva, no idoso a seu jeito…

    É o grito de crente clamando com ânsias

    É som do tambor que atravessa distâncias

    Trazendo a benção do fundo da alma…

    Escreva a visão.

    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2012/06/discriminacao-e-preconceitos/comment-page-4/#comment-6758

    CV.

  4. Este artigo me recorda muito um fato que me trouxe tristeza estando ainda, dentro da prisão icemita. Acho que é por admirar as jóias de pedras preciosas e coroa. Um sonho infantil…uma esperança de galardão celestial.

    Certa vez, minha mãe me presenteou com um brinco de pedras. Era de bijuteria, mas, para ela foi muito caro pois seu poder aquisitivo era bem baixo.
    Era o brinco que eu mais gostava e achava lindo.

    Certa vez fiquei com os filhos de um pastor em minha casa e sua filha me roubou todos os brincos e junto, o presente da minha mãe. Ela levou os brincos mais bonitos e mais caros deixando só aqueles de casca de árvore, de semente e de latão barato. Levou também todas as minhas maquiagens incluindo um estojo completo que um querido aluno me presenteou.

    Eu engoli calada, procurei me acalmar e Deus aplacou minha ira. Ele me mostrou, pela Sua misericórdia, que aquilo era uma atitude isolada daquela menina, e não um hábito. Para não expor a menina e nem o pastor, eu nunca falei nada a ninguém, porém, nunca me esqueci daquele brinco tão lindo de pedras.

    Eu poderia ter esquecido por completo esta história se não fosse pelo fato deste referido pastor ser tão grosso, tão mal educado, tão jurubeba para comigo.

    Eu preservei a filha dele e a compreendi mas ele não perdia uma oportunidade de me humilhar, gritar comigo e o pior, sem nenhum motivo que justificasse tal tratamento.
    Certa vez, ao orar, eu pedi ao Senhor: “Me livra do pastor.”

    Hoje, sabendo toda a verdade sobre a ICM-PES, é que entendo a amargura e brutalidade dos pastores (claro que com exceções).

    Minha mãe Deus já levou e não poderá me dar outro brinco, o pastor, eu espero que Deus o livre da escravidão icemita juntamente com sua filha e eu estou aqui colocando no Blog tudo o que engoli calada por tantos anos. Sinto que isso me faz bem. E sei, que em breve, terei muitas pedras preciosas na coroa que receberei lá no céu.

    A paz do Senhor Jesus.
    Eurípia inês.

  5. pr.eduardo gil vasconcellos disse:

    O comentário da irmã Eurípia Inês do dia 03/09/2012, ás 19:23, só veio reforçar que a muito tempo havia coisa errada em nosso meio: a filha do pastor que a irmã Eurípia cuidava foi roubar. Olha o ensino na qual teve essa menina… e a irmã Eurípia, demonstrando ser uma pessoa generosa, até não quiz expor a familia do pastor, mesmo este não lhe dava o respeito que a irmã merecia.
    Muitos casos envolvendo pastores esposas e filhos de pastores que ja aprontaram, mas naquele tempo usavam aquela passagem: “Não toqueis nos meus Ungidos”. É a falsa unção. http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2011/11/a-falsa-uncao-gera-morte/
    Porisso que por todos os cantos onde existe a seita maranata a membresia sofre nas mãos desta gente despreparada. É só olhar o GG que nunca teve condição de ser pastor, avarento, instigador de ódio, mal educado, rogador de pragas e maldizente! Mas com prfetadas e revelagens conseguiu se seguyrar como o dono do rebanho. http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2011/05/dominadores-do-rebanho-de-deus/
    Graças a DEUS que pastores e membros estão se dando conta das heresias, das mentiras, e o Pes sob comando de mao de ferro do GG não consegue mais enganar a noa ser os formatados; e para isto usam a linguagem do não-pensamento.
    Quem para, pensa e lê á Palavra de DEUS, larga fora desta seita maligna e nebulosa, termo este usado por um Procurador da Justiça, quando eu falei sobre a seita! um abraço fraternal

  6. pr.eduardo gil vasconcellos disse:

    JA vi tanta coisa errada dentro desta seita… até carne roubaram de uma irmã, que veio correndo do supermercado para não perder o culto, deixou as sacolas das compras numa sala no fundo da Igreja; e quando terminou o culto ele foi pegar suas compras faltava uma sacola a que tinha carne…
    Furto de sombrinhas, gurda-chuvas, fogão, bujão de gás, talheres, cobertas, roupas de cama, dizimos desviads, computador tudo isto roubado… inclusive um pastor participou portanto não tem como ficar nesta seita que não qualifica ninguém é cheia de mal exemplos, começando pela cupula do pes que meteram a mão nos dizimos, sem temor nenhum. Essa mentalidade que é repassada!
    Fuja crente, saia desta seita!http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2011/11/fuja-crente-nao-seja-cumplice/
    Procure viver o Evangelho de Cristo!
    um abraço fraternal.

  7. HENRIQUE disse:

    aproveitando o comentario da irmã euripia que foi postado no dia 03/09/2012 as 19:33.
    Eu e minha esposa,estavamos dando assistência em uma igreja que não era perto de nossa casa,tendo que arcar com a gasolina e gastos do nosso próprio bolso.
    até ai tudo bem, mas o detalhe é que eu almejando a falsa unção,assumi ser capaitão de grupo,obreiro e professor de adolescente.tudo bem!faziamos com amor por que era para o Senhor;
    num determinado dia o Pr.teve umas de suas revelagens na qual eu deveria ser tesoureiro,e eu disse que não,que era muita coisa,ele inssistiu com suas profetadas e revolutions.Bem resumindo assumi a tesouraria!A irmã que passou a tesouraria não me avisou que o número da conta da igreja tinha mudado,então o depósito dos dizimos,foram feitos com os numeros da antiga conta!
    Conclusão!foi feito o deposito só que até hoje o dinheiro esta preso na caixa economica federal,e ainda sai no prejuiso tendo que arcar com as consequências.
    Essas foram algumas das amargas experiências que passei nesta seita.Graças a Deus que hoje eu e minha familia estamos livres.
    A todos grande abraço fraternal

Deixe o seu comentário