Calvário e Pentecostes: o Evangelho, o Indivíduo e a Mudança

“E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”. Sal 50.15

  A igreja do Senhor certamente já viveu dificuldades no passado maiores que as do presente, porém, nas proporções que hoje sofre possivelmente não. Pelo sofrimento tão evidente em todas as maneiras nesse atual momento de crise no evangelho, surge o convite a uma necessária e urgente reflexão. E é na busca por palavras que venham nortear, trazer resposta e oferecer uma saída do que tão ameaçadoramente tem contaminado a igreja do Senhor, é que, servos dedicados dobram seus joelhos perante Deus e se oferecem para servi-lo em favor dos dispersos… Como o bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas…

CALVÁRIO e PENTECOSTES:

O Evangelho, o Indivíduo e a Mudança

                                                           “Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade”.

Desde a Primeira Aliança o SENHOR Todo-Poderoso avisou, pelo ministério do profeta Isaías (42.1-4), que haveria de enviar o Seu Servo para anunciar juízo aos gentios. O confronto seria inevitável. O Espírito de Deus falava que os homens seriam colocados em CRISE: decisão, juízo, momento de tensão.

Isto exige atuação em esforço perseverante. O coração do homem precisa de transformação. Jesus, o Servo do SENHOR, declarou (Mt 11.12):
 

Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”.

O Decreto Messiânico é determinante (Mc. 1.15):

O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo;

arrependei-vos e crede no evangelho”. 

A Escritura afirma que ESTE É O TEMPO DE CRISE

E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento (gr. krisin), a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou”. (Jo. 5.22-23) (Este Decreto está em plena execução.)

DUAS BÊNÇÃOS DE ETERNA E GRANDE REPERCUSSÃO estão disponíveis a todo aquele que quiser exercer fé em Cristo Jesus. Em qualquer dos casos as conseqüências são inevitáveis e NINGUÉM FICARÁ LIVRE DA AVALIAÇÃO FUTURA porque o dia desta avaliação virá “repentinamente, como um laço” (Lc. 21.34). Portanto, não podemos nos concentrar em questões erradas.

CALVÁRIO e PENTECOSTES são os lugares onde CADA CRISE PRECISA DE SOLUÇÃO, a fim de que as bênçãos sejam alcançadas, INDIVIDUALMENTE, em cada caso. Entre o Calvário e o Pentecostes há uma etapa a ser vencida para que a segunda bênção seja efetivada.

O primeiro momento acontece no Calvário e PERDÃO É O QUE SE OBTÉM. O pecador é absorvido pelo amor de Deus que o atrai a Si, como está escrito: E eu [JESUS], quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo”. (Jo. 12.32ênfase nossa)

Este é o lugar da prova do amor de Cristo, que excede todo entendimento” (Ef. 3.19), amor que nos constrange (2 Co. 5.14). Deste modo, a cruz convoca para perdoar e também para matar. Ali o homem haverá de ser crucificado e morrer a fim de que seja ressuscitado com Cristo e viva para Deus na constância de Cristo (Cl. 3.1-3).

Todo aquele que ouviu a Mensagem do Evangelho de Deus é confrontado em DOIS MOMENTOS que, de tão claros, como a luz e o calor do sol do meio-dia, o indivíduo se vê na obrigação de UMA RESPOSTA CONSCIENTE. Em cada um desses episódios o Altíssimo Deus respeita a decisão humana por lhe haver concedido o livre arbítrio. Dependendo de como o indivíduo responde ao amoroso convite de Deus haverá DANOS OU LUCROS.

 

Os pontos básicos desta PRIMEIRA CRISE:
 
C  –  CONVENCIMENTO DO PECADO, DA JUSTIÇA E DO JUÍZO:

Quando ele [o Espírito de Deus] vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado”. (Jo. 16.8-11)

R  –  RENÚNCIA SINCERA AOS HÁBITOS PECAMINOSOS:

“Ele [Deus] vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais”. (Ef. 2.1-3)

I  –  INSTANTÂNEA JUSTIFICAÇÃO MEDIANTE A FÉ EM CRISTO:

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus”. (Rm. 5.1-2)

S  –    SALVO DO PODER DO PECADO E DA MORTE ETERNA:

“Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. (…) Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. (Jo. 10.28; Ef. 2.8-10)

E  –    EM UMA NOVA RELAÇÃO COM DEUS:

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (…) E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. (Jo. 1.12-13; 2 Co. 5.17)

Aquele que nasceu de novo tem plena ciência da bênção indescritível que é ser salvo, porque o Espírito de Deus testifica em seu espírito interior (Rm. 8.16). Aquele que foi salvo do poderes da morte, do Diabo e do pecado, experimenta uma transformação total em sua vida. NASCEU DE NOVO! ALELUIA! Sua mente pensa de outra maneira. Em seu espírito interior (o ser total) o crente anseia pela Presença de Deus (Sl. 130.6; 143.6). Se alguém depende de consulta à Palavra para saber se foi salvo JÁ ESTÁ DUVIDANDO EM SEU CORAÇÃO e deve confessar este pecado.

Entendam: a dúvida concede permissão ao Diabo para agir na vida do crente (Tg. 1.6).

O segundo momento acontece no Pentecostes. A partir deste ponto, a DÁDIVA É O PODER DO ESPÍRITO SANTO. Isto exige afastamento de heresias e de opiniões de mestres e pastores pseudocarismáticos. Isto exige submissão às Escrituras Sagradas e ao Espírito de Cristo Jesus, porque o Espírito de Deus jamais contraria o que está escrito, do jeito que está escrito.

Os pontos básicos desta SEGUNDA CRISE:

C –    CONFORME O TESTEMUNHO DE DEUS:

“Já não esconderei deles o rosto, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o SENHOR Deus. (…) Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo. (…) Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”. (Ez. 39.29; Mc 1.8; Lc. 24.49)

R –    RESPOSTA DE ORAÇÃO ESPECÍFICA E SINCERA:

“Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? (…) Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”. (Lc. 11.11-13; Jo 14.14; 16.23-34)

I –  INTERESSE DUPLO: DO ESPÍRITO DE DEUS E DO CRENTE EM CRISTO JESUS:

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. (Jo 4.23; Ap. 3.20)

S –    SEPARAÇÃO DA INIQUIDADE, DAS HERESIAS E DO QUE DESAGRADA A DEUS:

“Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. (…) Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus”. (Lc. 14.33; Cl. 3.1-3)

E –    ESPERANÇA DE COLHEITA DE FRUTOS ABUNDANTES E DE BOA QUALIDADE:

“Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”. (Jo. 15.8; Mc. 16.17-18)

No momento do ardente batismo com o Espírito Santo aquele que nasceu de novo e é filho de Deus mediante a fé em Cristo, é inteiramente absorvido pela Presença de Cristo Jesus. ALELUIA! Batismo com o Espírito Santo é evento importantíssimo no crente.

Neste momento o crente conhece o fortalecimento do Espírito de Deus em seu espírito interior (Ef. 3.16) com a dádiva de dons (gr. charismas) sobrenaturais, conforme o poderoso testemunho das Escrituras. Ele experimenta uma poderosíssima e total transformação na adoração íntima, nas relações familiares e profissionais, no serviço na Casa de Deus e no seu testemunho na sociedade. ESTE É O CRENTE QUE DEUS USA! ELE RECEBEU O PODER DO ESPÍRITO DE CRISTO e está capacitado para as obras maiores, como está escrito (Jo. 5.20; 14.12):

“Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai”.

Ora, Atos dos Apóstolos demonstra o que aconteceu com aqueles que foram batizados com o Espírito Santo e os resultados. Por exemplos:

1.    Estevão, o diácono – Estevão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo”. (At. 6.8)

2.    Filipe, o evangelista – As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. Tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam”. (At. 8.6; 21.9)

3.    Pedro, o apóstolo – Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio. Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo”.(At. 11.15-16)

4.    Paulo, o apóstolo – E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam. Eram, ao todo, uns doze homens”. (At. 19.6-7)

A experiência do ardente batismo com o Espírito Santo, segundo o padrão do Novo Testamento, nunca jamais dependerá de confirmação pelo diácono ou pastor da igreja ou confirmação do tipo consulta à Palavra (bibliomancia) e clamor pelo sangue de Jesus. Entendam: blibliomancia e clamor esquizofrênico são duas heresias. Os sinais do revestimento do poder do Espírito de Cristo Jesus não dependem de enrolar a língua imitações de cantalamares… chuliei, culieis e muito menos de emoções; porque

pelo fruto se conhece a árvore” (Mt. 12.33).

PORTANTO, o que temos recebido da parte de Deus Pai, como ensina o apóstolo Paulo (ênfase nossa), é o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, na esperança da vida eterna que O DEUS QUE NÃO PODE MENTIR PROMETEU ANTES DOS TEMPOS ETERNOS e, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador”. (Tt. 1.1b-3)

Todo crente em Jesus que recebeu o ardente batismo com o Espírito Santo, TEM PLENA CIÊNCIA DA BÊNÇÃO QUE RECEBEU. Se alguém depende de consulta à Palavra para saber SE FOI batizado com o Espírito Santo ESTÁ ENVOLVIDO EM DÚVIDA E EMOÇÃO E EM SEU CORAÇÃO DESCREU. A dúvida concede permissão ao Diabo para agir na vida do crente (Tg. 1.6). Por isto muitos estão decepcionados, fracos e presos pelos laços do Diabo. Quantos foram enganados! Quantos sofrem de esquizofrenia religiosa!

CONCLUSÃO

“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”.

NÃO DUVIDE: todo aquele que foi justificado mediante a fé em Cristo Jesus (Rm. 5.1-2) nasceu de novo (Jo. 3.3), é filho de Deus (Jo. 1.12-13) e membro da família de Deus (Ef. 2.19). Direito de herança, direito de filho de Deus. Esta bênção é para você.

O ASSUNTO É URGENTE.

O Novo Testamento é questão de vida ou morte.

O pecador precisa de se reconciliar com Deus: O PECADOR PRECISA DO PERDÃO DE DEUS; e o salvo precisa cumprir sua tarefa: ser batizado com o Espírito de Cristo Jesus, crescer em estatura e graça diante de Deus e dos homens, servir aos seus irmãos em amor e testemunhar de Cristo Jesus. Para isto O SALVO PRECISA DO PODER DO ESPÍRITO DE DEUS.

O momento da bênção é este, como está escrito

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (…) Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas”. (1Ts. 5.23; 1Tm. 6.12)

Ora, se somos filhos, nós temos direito a este batismo com o Espírito Santo, conforme nos foi prometido (Jo. 16.7; At. 2.39); pois Aquele que nos fez a promessa permanece fiel, como está escrito (Hb. 10.23): Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”. 

PERDÃO E PODER estão à sua disposição. Os que não receberam o PERDÃO de seus antigos pecados, ou, já crentes em Jesus, mas sem o ardente batismo com o Espírito de Cristo Jesus, devem buscar a Face do SENHOR e receberão o perdão dos pecados e o poder do Espírito de Cristo Jesus. Aqueles que se deixaram envolver em dúvidas devem confessar o pecado para que o SENHOR perdoe a transgressão, como está escrito Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade”. (Sl. 145.18)

Receba esta mensagem e ponha em prática o mandamento. Você poderá fazer muito mais do que eu fiz em defesa da fé que de uma vez para sempre foi confiada aos santos.

No amor de Cristo Jesus.

NOTAS

Acompanhe em
https://www.facebook.com/CavaleiroVeloz?fref=ts
https://www.facebook.com/velozcavaleiro?fref=ts

Aqui não é lugar para calúnias e difamações. Discutimos doutrinas, heresias e ideias à luz das Doutrinas Fundamentais como um dos capítulos da Teologia.
Atualização e reestilização em 21.06.2014 às 04:00.

Caso faça cópia ou transcrição dos textos publicados mencione a fonte. Este artigo http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2010/02/calvario-e-pentecostes-o-evangelho-o-individuo-e-a-mudanca/

Em nome da ética democrática, que a data original e origem da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

Escrever em CAIXA ALTA (letras maiúsculas) é deselegante. Evitem postagens fora do FOCO do artigo.

Imagens colocadas nos artigos como ilustração foram retiradas da Internet (Google) e também dos textos aqui postados, presumindo serem de domínio público. No caso que haja alguma imagem sem os créditos devidos não foi intencional; e, deste modo agradeceria em nos avisar que colocaremos os créditos.

4 Respostas para “Calvário e Pentecostes: o Evangelho, o Indivíduo e a Mudança”

  1. Keyla disse:

    SOU PENTECOSTAL!!!!

  2. Cleber disse:

    Excelente texto.

  3. marlene oliveira disse:

    PALAVRAS   ABENÇOADAS QUE EDIFICAM A   GENTE.

  4. benedita maria silva monteiro disse:

    Louvado seja o Senhor Jesus por essa palavra , muito me edificou… Que Deus em Jesus por meio do seu Santo Espirito, continue a inspirar-te.
    muito obrigada!!!