OPERAÇÃO ABAFA – DESVIO DE RECURSOS

   Cúmplices – Aldo Bonadei

Dependente de massagens do ego com profetadas e revelagens, às denúncias insistentes o monarca muito religioso começou a armar a defesa da Obra para este momento profético: impedir que o assunto de desvios de recursos fosse parar nos jornais (para isto os mais chegados: seja, deputado, jornalista ou juíza de parede e meia).

Diversos artigos deste SITE foram disponibilizamos mostrando onde a ideologia de Obra chegou: em um BECO SEM SAÍDA.

Nitidamente se observam nesses quarenta e dois anos: ameaças, autodefesa, avareza desmedida, balcões de negócios, contrabando ou descaminho, cortinas de fumaça, demandas judiciais, destruição de documentos, dissimulações, doutrina errada, estelionatos, falta de transparência, formatação, fraudes, fuga à responsabilidade, instigação do ódio religioso, introjeção de jargões premeditados e manobras palacianas em defesa da Obra: conspiração, falsa unção, fisiologismo político (inclusive com candidatos declaradamente kardecistas) e o velho voto de cabresto. Frutos podres!

Os erros começaram há tempos. Mas nesta Obra manda quem pode e obedece quem tem juízo. O pior é que o avarento chefe religioso não tem noção das implicações legais em que se meteu. Convocados os conselheiros o berrante ecoou: ESTA OBRA É MINHA VIDA. DEFENDAM A OBRA! Imediatamente, o agregado cochichou no ouvido do profeta de plantão: ABAFA! Não adiantou: a mídia escancarou o esgoto.

MARANATA: da fé à fraude

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/02/noticias/cbn_vitoria/reportagem/1107020-dizimo-desviado-em-fraude-milionaria-na-igreja-maranata.html

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/02/igreja-maranata-processa-suspeitos-de-desvio-de-dizimo-milionario-no-es.html

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/02/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/1107003-igreja-maranata-dizimo-desviado-em-fraude-milionaria.html

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/02/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/1107549-pastor-usou-visao-para-justificar-desvio.html

http://www.youtube.com/watch?v=07Xkyw-Smcg

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/02/advogado-diz-que-igreja-maranata-no-es-quer-iludir-fieis-com-acao-judicial.html

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/02/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/1110065-fraude-na-igreja-lider-da-maranata-e-intimado-pela-policia.html

Por oportuno, aproveito a mensagem do do Atalaia do Norte neste artigo:

“ICM, o negócio da “China”

Amados irmãos, APSJ a todos.

Resido na região norte do país, na cidade de Belém, no Estado do Pará, e freqüento a ICM aqui em Belém já fazem cerca de oito anos e, é com muito pesar e tristeza, que venho acompanhando o desenrolar dos fatos que agora estão sendo mais amplamente divulgados através deste site, já que nas igrejas nada é divulgado, a não ser que a “Obra” está sendo “atacada por um bando de incircuncisos e desordeiros” e, que todos devem se levantar e defender a “Obra”.

Até os jovens foram convocados no último domingo (05/02) para ouvirem uma palavra (proferida por um pastor jovem) para defenderem a “Obra”, como fez Davi com Golias, porém a palavra proferida por aquele pastor mais parecia com um apelo dramático e desesperado de uma instituição agonizante tentando frear a fuga dos jovens, como se eles não tivessem vontade própria e discernimento dos acontecimentos.

De fato, tudo isto está parecendo mais a um “sepulcro caiado”, ou seja, por fora tudo muito limpo, arrumado e pintado, mas por dentro… . Realmente é triste ver todo o esforço e trabalho de irmãs e irmãos dedicados, aqui em Belém e em outras cidades do Estado do Pará, vir a terminar desta forma. Aquilo que diziam ser o que mais se preservava na ICM, que era a tão proclamada “integridade da Obra” ruiu como um castelo de cartas. A  imagem (e credibilidade) da ICM (não do Senhor é claro) foi arranhada e o risco de imagem hoje dia, para qualquer instituição (ou empresa) que se preze, tem um custo muito alto com a perda da fidelização de seus membros (ou clientes).

Mas uma coisa é certa, o atual Pastor Presidente não irá (como ele mesmo já disse via satélite) servir de mártir, portanto, o seu afastamento está praticamente descartado por sua própria vontade. O afastamento do Pastor Presidente só acontecerá por decisão judicial, e isso se a justiça vier a concluir que o mesmo não teve (e não tem) competência para gerir ou, pior ainda, se teve participação direta no insólito episódio. Lembremos, porém, que o PES está fortemente ligado a família Gueiros. Quanto a devolução do dinheiro de dízimo, não se iludam meus irmãos, é mais fácil um boi (ou elefante) voar.

Pelo desenrolar dos fatos, percebemos que os dois cidadãos, que estão sendo formalmente acusados não estavam sós nesta história toda. Aparentemente estão sendo é utilizados como “laranjas” para tentar salvar a pele (e os bens) de outros. Não dá para acreditar que uma instituição destas, com igrejas nos quatro cantos da Terra (é uma multinacional da fé, como muitas outras) tem a sua contabilidade atrasada em quatro anos.

Qualquer quitanda ou mercearia da esquina tem as suas contas em dia nem que seja em caderneta de anotações, ainda mais quando se afirma que possui um super-sistema de gestão financeira. É hilário afirmar que fazia as suas compras direcionadas por “visões”, como foi afirmado por certo pastor advogado. Mas meus irmãos, vamos analisar mais de perto em que de fato se transformou a ICM atuamente. Vejamos o que faz (ou o que fez) da ICM um negócio da “China”, um bom negócio para algumas poucas pessoas do PES.

1º – Isenção de impostos (até aí tudo bem, isso é comum a todas as instituições tidas como de utilidade pública e que não visem lucro).

2º- Tesouraria e contabilidade centralizada e blindada, com acesso apenas um pequeno e privilegiado grupo de pessoas e, o que é pior, sem a devida prestação de contas (balanço contábil) a todos os membros da ICM, seja onde for. Demonstra falta de transparência e respeito para com a administração de recursos oriundo dos dízimos e doações. É aí que estava o “x” da questão, o grande perigo.

3º- Com a sua estrutura contábil centralizada, blindada e sem transparência, a ICM se transformou em uma instituição arrecadadora de recursos, como se fosse alguns órgãos públicos, onde o recurso entra mas ninguém sabe como e quanto e está sendo gasto. Esta foi a grande falha, pois ainda que os recursos estivessem sendo desviados para outros fins que não de interesse da “Obra”, mas se o PES tivesse tido o cuidado de fazer uma prestação de contas anualmente (ou semestralmente), mesmo que apresenta-se um balanço contábil falso (maquiado, vamos assim dizer), possivelmente a falcatrua ainda passaria por muito tempo ao largo da desconfiança dos olhos humanos, mas não do Senhor. Os valores do evangelho regem-se pela honestidade, pelo compromisso com a Palavra lançada. Equidade. Altruísmo. Integridade. Amor ao próximo. Se quiserem dar outra roupagem, chamem isso de probidade administrativa, eficiência, prestação de contas, justiça, responsabilidade fiscal, interesse no bem público. Isso tudo tem o bom aroma do Evangelho de Jesus e, não esse mau odor de lama que impregnou a ICM.

4º- Agora vem o que eu considero a grande “sacada” o “pulo do gato” da administração do PES, que foi a adoção, na sua doutrina, do trabalho voluntário nas igrejas. Trabalho voluntário é muito bonito e engrandecedor, principalmente quando se é servo do Deus Verdadeiro e o trabalho que se faz é verdadeiramente dedicado à Ele, porém isso torna-se uma “mão na roda” para qualquer administrador inescrupuloso, mas o que eu vejo é os  irmãos e as irmãs (inclusive eu também), nas igrejas e nos manaains, trabalhando cheios da vontade de servirem ao Senhor quando são, na verdade, usados, muitas das vezes sofrendo pressões por parte de “pastores”  e “diáconos” que ameaçam de destituir-lhes as suas funções (já sobrecarregadas) ou quando não são acusados ou taxados de “caídos” “esfriados” ou coisas parecidas, promovendo a extorsão de seus membros. Além disso, estende-se o conceito de trabalho voluntário para as ofertas e doações sob o pretexto de ajudar na manutenção das igrejas, onde tudo mais é doado, desde material de limpeza até coletas para aquisição de outras coisas inclusive material de construção. Ora se o dízimo já é pago, e se os pastores, por sua vez, não recebem salários, obviamente só podemos concluir que, tirada as despesas de energia elétrica, de água e aluguel (nos casos de imóvel alugado) todo o restante é contabilizado pelo PES e, se não há prestações de contas nem pelas igrejas locais (que, aliás, deveriam fazer também), quanto mais se não houver nem pela administração central (PES), aí tudo fica muito mais fácil. O custo total de manutenção das igrejas (seja ela onde for) é de responsabilidade do PES.

5º- Por último, arrematando todo o rebanho com uma doutrina férrea, agora com transmissão via satélite, com alcance mundial, onde tudo passa a ser teleguiado diretamente do PES, como eles dizem, não se permite desviar (nem olhar) nem para a direita e nem para esquerda e, onde se coloca que, depois de Deus, vem a “Obra”, e onde se deve viver somente para a “Obra” e pela “Obra”, colocando-a, inclusive, acima da própria família, e quantas famílias eu não presenciei se acabarem ao entrarem em conflitos devidos aos “rigores doutrinários” que em vez de semearem a paz e a união das famílias, levavam era discórdias para os lares. Onde até uma simples festa de aniversário familiar era mal vista, principalmente se nem todos os familiares eram membros da ICM. O rigor doutrinário imposto pela PES é de fazer inveja aos regimes totalitários já presenciados pela humanidade ao longo de sua história. É escravizador. Voc~e se torna escravo, não de Jesus, mas do PES. Quem vive e convive na ICM sabe muito bem do que eu estou falando.

CONCLUÍMOS, portanto que, com uma administração financeira altamente centralizada e sem transparência, sem prestação de contas dos recursos a quem quer que seja, somada ainda a um regime doutrinário fortíssimo, onde o controle da vontade de seus integrantes é realizado de forma eficiente e eficaz, como está sendo realizada, é realmente um bom negócio para um grupo sem escrúpulos onde conseguem enriquecer ilícitamente. Eles conseguem tudo isso, não trabalhando pelo Evangelho, à semelhança de Paulo, Pedro e João, mas corrompendo a mente das pessoas em nome de Deus. No final das contas tornam-se mercenários da Palavra e da consciência alheia, fazendo com que a ICM não seja nada diferente de muitas outras “igrejas” que existem por aí.  É, de fato, um negócio da “China”.”

Sei de algo que assusta o Diabo, encanta os crentes honestos e retine nos ouvidos até dos endurecidos de coração: se os que governam este rebanho perderam a vergonha, aqueles que os obedecem perderam o respeito por si mesmos.

Triste fim de “jornada de quarenta anos”.

TSUNAMI!

NOTAS

Acompanhe em

https://www.facebook.com/CavaleiroVeloz

https://www.facebook.com/CavaleiroVeloz?fref=ts

Aqui não é lugar para calúnias e difamações. Discutimos doutrinas e ideias.

Cite http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2012/02/operacao-abafa-desvio-de-recursos/ caso faça cópia ou transcrição deste texto.

Em nome da ética democrática, que a data original e origem da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

Escrever em CAIXA ALTA (letras maiúsculas) é deselegante. Evitem postagens fora do FOCO do artigo.

Imagens colocadas nos artigos como ilustração foram retiradas da Internet (Google) e também dos textos aqui postados, presumindo serem de domínio público. No caso que haja alguma imagem sem os créditos devidos não foi intencional; e, deste modo agradeceria em nos avisar que colocaremos os créditos.

Se alguém quer fazer a “defesa da Obra” jogando pedras no autor do artigos, isto será entendido como “argumentum ad hominem”, falacioso como sempre. Lembrem-se: falácias não se sustentam.

404 Respostas para “OPERAÇÃO ABAFA – DESVIO DE RECURSOS”

  1. Amo ao Senhor disse:

    Nossa, na época que esse jovem pastor deu essa “mensagem profética”, eu ainda estava na icm. Confesso que aquilo chegou a entrar no meu coração, na época como formatada que era, eu até chorei e fiquei triste com a situação.

    Ainda bem que meus olhos se abriram, hoje realmente entendo que tudo aquilo não passava de um apelo dramático e manipulador. E porque não, desesperador também?

    Era sempre assim: todas as vezes que saía uma manchete sobre a maranata no jornal ,esse pastor entrava com o xatélite fazendo mais um de seus apelos. E quando não era ele, era o sr. Dinis Ciprestre (nem lembro mais se está escrito da forma correta), e então eu passei a ver que alguma coisa estava errada, e com o tempo essas coisas não foram me comovendo mais.

    Cansei de ser uma marionete da “obra”.

  2. Paul R. Goodman disse:

    O sangue de Jesus representa a Nova Aliança que Deus firmou com o homem.

    Toda aliança tem como base o acordo de ambas as partes. De um lado dessa Nova Aliança, temos Deus, do outro lado temos o homem.

    Deus não muda. Por isso, um lado da aliança está garantido e jamais será quebrada por Deus.

    Mas e o outro lado? O lado do Homem? Quem irá garantir que o Homem não vai falhar? Pois sabemos muito bem que o Homem sempre falha.

    Deus resolveu essa parte da equação enviando o Seu Filho Jesus, homem perfeito (Deus encarnado). Ou seja, Deus (o Filho) assumiu o lugar do homem, a fim de que a aliança fosse sacramentada e estabelecida por Deus em ambas as partes. Ela jamais será quebrada. Que coisa maravilhosa!

    Deus nos colocou num “estado de Graça” que requer de nós a fé (o único meio de Graça) no Seu Filho. Por isso, basta crer!

    Portanto, biblicamente falando, o clamor pelo sangue de Jesus, feito de forma obrigatória e repetitiva, não faz sentido. A Palavra deixa bem claro que isso é reza, ou simplesmente vã repetição de palavras, e Jesus condenou esse tipo de oração.

    A obrigação de se clamar pelo sangue de Jesus é simplesmente uma tradição maranática sem nenhum efeito prático ou espiritual, pois já estamos todos debaixo do sangue de Jesus (Nova Aliança) que foi derramado uma única vez.

    A Bíblia ensina que Deus não faz acepção de pessoas e que todo aquele que crê no Filho será salvo.

    Porventura Deus deixaria de atender um filho porque ele desconhece “o-clamor-pelo-sangue-de-Jesus-revelado-na-obra”? Creio que não.

    O que conta para Deus é o coração arrependido, que compreendeu o sacrifico de Cristo como único e suficiente para que o homem alcance o favor imerecido de Deus, de uma vez por todas. Amem!

    Jesus derramou seu sangue na cruz e venceu o pecado e a morte. Glórias a Deus!

    Estamos livres da condenação e não experimentaremos a segunda morte (morte eterna). Não existe maior livramento do que esse. Essa foi a grande conquista de Cristo no Calvário. Somos livres!

    A nossa oração deve ser inspirada pelo próprio Espírito conforme a vontade do Pai para que vivamos o Reino.

    O negócio de Deus não é a prestação de serviços de livramentos a quem menciona as palavras certas na hora certa.

    Aliás, a Bíblia diz que nem sabemos orar (ou clamar) como convém.

    Você não é obrigado a clamar usando as palavras “certas” ensinadas pelos “mestres da obra”. Este ensino é falso, não faz parte dos ensinos e da doutrina dos apóstolos, e quem se levanta para ensinar tal prática é falso mestre.

    Ademais, por que Deus esperaria o ano de 1968, ou 69 ou 70 ou seja lá qual foi o ano, para “revelar” o clamor pelo sangue de Jesus? Faz sentido isso? Não, não faz sentido.

    Essa lógica não tem sustentação bíblica e é apenas mais um desvio doutrinário praticado e ensinado nas unidades locais do PES. Isso banaliza o verdadeiro sentido do poder e da eficácia do sangue de Cristo e prende o crente ao sistema religioso da icm.

    Clame a Deus, mas clame com o coração. Pois a um coração contrito Ele não resiste.

    Deus é maravilhoso e Ele não exige que seus filhos sigam um protocolo para se aproximarem Dele. Pois, se assim fosse, isso poderia até ser chamado de revelação, orientação, obediência … ou qualquer outro nome, menos de Graça!
    .
    .
    A elite da ICM-PES deveria enfrentar profunda revisão na coletânea de erros a que denominam doutrina revelada. O mais rápido possível. Por exemplo, Nesta hora de clamor considerado louvor revelado pela Comissão Executiva, nos apresenta duas heresias, pelo menos:

    o clamor pelo sangue de Jesus e a
    dupla glorificação ao Espírito Santo.

    Alguns comentários aparecem em Comunidades de membros e ex-membros da ICM-PES. Com amparo na livre expressão do pensamento eles denunciaram blasfêmia, heresia e o mito.

    Como os icemistas [ic(e)m+istas] de carteirinha costumam discriminar aqueles que abriram os olhos e romperam com o sistema, alguns deles dirão: artigo de caídos, diabólicos, heréticos, malditos, malignos, perniciosos, prontos para o fogo do inferno, profanadores, sem religião e sem temor a Deus. Estou acostumado com esse tipo de tratamento…

    Clamor funciona?
    Clamor livra do poder do Diabo?
    Esse clamor protege?
    Funciona mesmo?

    O que acontecia na mente daquelas meninas da Maranata de Itapoá – SC, nos momentos em que foram sexualmente violentadas? Elas não aprenderam, em cada culto fantasioso, que o clamor pelo sangue de Jesus protege? Por certo aprenderam que o clamor pelo sangue de Jesus protege e livra do assédio, do inimigo e do homem perigoso que molesta as crianças. Aprenderam que o clamor pelo sangue de Jesus não permite falsos dons…

    Porém, o mantra falhou quando foram penetradas e violentadas. O mantra falhou quando o assediador colocou dinheiro nas mãos de alguns meia solas. E agora, pastores? O Presbitério assumiu a responsabilidade?

    Restante em http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2010/06/o-comeco-do-fim/

    O SENHOR é minha justiça.”

    CV.

  3. […] Esta é a igreja-do-jeito-que-o-chefe-icemita-quer nem evangélica, nem pentecostal, nem protestante. Este estelionato religioso criou cortinas de fumaça e dissimulou os erros com a OPERAÇÃO ABAFA!  […]

  4. Dados do CENSO IBGE 2010

    O CENSO IBGE 2010 mostra a Maranata com pouco mais de 350.000 membros, no décimo lugar das maiores denominações evangélicas do Brasil.

    O escândalo de 2012 abriu a Operação entre Irmãos com DENÚNCIAS do Ministério Público, em 2013. O escândalo deu origem a centenas de artigos nos mais diversos blogs, na Mídia e decisões de Tribunais, inclusive do STJ e especificamente do STF negando trancamento da Denúncia Criminal e determinou a continuidade os processos.

    O FATO É O SEGUINTE: houve enorme debandada de membros da Instituição como provam inúmeras fotos postadas em grupos do Facebook mostrando unidades locais totalmente vazias em dias de Ceia (que normalmente é dia concorrido); e esta debandada aparece no CENSO 2020, como prevíamos, pois o CENSO observa os fatos de 10 (dez) em 10 (dez) anos.

    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2010/09/a-implosao/

    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/negado-habeas-corpus-pelo-stf/

    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/o-ministerio-publico-denunciou-o-que-o-sinho-num-revelo/

    O restante do relatório (pdf) leia mais em: http://top10mais.org/top-10-maiores-denominacoes-evangelicas-do-brasil-censo-2010/#ixzz2P1l0jLBC

    OS AVISOS NÃO FALTARAM Basta ler alguns artigos anteriores aos escândalos onde AVISEI da fraude, da implosão e da partida de retirantes; e deixei aviso no sentido de que o Ministério Público entraria pelas portas da sede e dependências da Instituição. Não deram ouvidos!

    Os escândalos empurraram a membresia para o beco sem saída; mas a mentirosa propaganda do palácio da rainha desfigurada às vezes fala em 700.000 membros, de 900.000 membros e mais de 1.000.000 de membros – baita mentira. Os levantados pastores – inclusive os membros do Conselho Presbiteral e ditos Assessores – continuam cúmplices das mentiras do dono da Igreja, enquanto os Judas nunca devolvem o dinheiro arrancado da Instituição.

    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2011/08/beco-sem-saida/

    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2013/01/judas-cade-o-dinheiro/

    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2013/04/a-iniquidade-permanece/

    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2019/06/parem-de-mentir-para-os-membros-das-igrejas/

    Os frutos podres não param!!!

    Por oportuno, em petições no Judiciário (2013), construindo lengalenga para iludir o Juízo, certo advogado afirma – PASMEM! – que a Maranata reúne mais de 1.000.000 de membros. Em demandas dessa Igreja (leia-se Gedelti Gueiros, o mandante-outorgante) contra empresas de redes sociais no Fórum de São Paulo-SP, em 2016, a advogada afirma a existência de 900.000 membros sob as ordens do Presidente da Maranata, em 5.000 igrejas espalhadas pelo Brasil. Havendo perdido as demandas e promovendo o substabelecimento (houve uma sequência de advogados), o atual advogado com escritório em Brasília deu continuidade ao estilo (sic) das petições no Fórum de São Paulo, conduta profissional que qualquer advogado pode verificar.

    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2013/02/fabrica-de-demandas-judiciais/

    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2017/05/como-abelhas-me-cercaram-mas-acendi-fogo-no-espinheiro/

    Prova de CREDIBILIDADE é o que não falta nos artigos e informações deste Blog, tanto que deram lastro às investigações ministeriais com denúncias cíveis e criminais, FATO constante na redação da Demanda criminal de 2013.

    “O SENHOR é minha bandeira.”

    CV.

Deixe o seu comentário