Lembrando-se da Igreja Perseguida e da Nossa Necessidade de Orar – Final

Devemos Orar Porque a Perseguição Continua

Devemos orar pela igreja perseguida por que a necessidade é maior hoje do que nunca antes. Na verdade, relatos de organizações cuja missão é acompanhar as perseguições cometidas contra os cristãos em todo o mundo revelam que mais do que o dobro de cristãos foram mortos por causa de sua fé em 2015 do que no ano anterior — o que torna 2015 o ano em que mais morreram cristãos em todo o mundo.” [6].

Quando as estatísticas são segmentadas, os números são chocantes. Seja por pelotões de fuzilamento, apedrejamento, decapitação, fogueira, ou alguma outra forma terrível, está documentado que milhares de cristãos sofrem alguma forma de violência por causa de sua fé (incluindo espancamento, estupros, ou destruição de suas casas) todo ano, em todo o mundo. [7].

De acordo com um relatório de 2016 de um grupo que observa e denuncia as perseguições, a Coreia do Norte é hoje o país em que os cristãos mais são perseguidos:

Pelo décimo-quarto ano consecutivo, a Coreia do Norte aparece em primeiro lugar na Lista do Observatório Mundial, novamente tornando o país o maior perseguidor dos cristãos no mundo, com um índice de perseguição de 92 (em uma escala que vai até 100). À medida que o regime de Kim continua sua intolerância em relação à religião, entre 50.000 e 70.000 cristãos estão sofrendo nos campos de trabalhos forçados do regime. [8].

Uma matéria de notícias de 2013 intitulada “Coreia do Norte Executa 80 Pessoas por Assistirem Televisão e Possuírem Bíblias” reportou sobre a perseguição religiosa no país comunista:

“Os líderes norte-coreanos forçam os cidadãos a adotarem a ideologia Juche, que mistura marxismo com adoração ao falecido ‘Grande Líder’ Kim Il Sung e sua família… Praticar a fé cristã é ilegal na Coreia do Norte, onde a mera posse de uma Bíblia é considerado um crime… qualquer pessoa que for pega com uma Bíblia é enviada — junto com seus pais, cônjuge e fihos — para a prisão.” [9].

“Infelizmente, alguns cristãos norte-coreanos preferiram manter sua fé em segredo. Outros, fugiram corajosamente do país, tentando encontrar segurança na vizinha China. Ali, eles não somente descobrem que refugiados não são bem-vindos, mas também colocam os cristãos chineses de bom coração em risco. Em 2016, o pastor chinês Han, da cidade de Changbai, foi decepado até morrer. As autoridades disseram que a morte dele foi para advertir os cristãos chineses a não ajudarem os refugiados norte-coreanos.” [10].

“Na verdade, a China está fazendo um esforço de sufocar a rápida propagação do Cristianismo. Uma tática recente de destruir as igrejas, sob o disfarce de ‘conflitos de zoneamento’ resultou em uma cristã chinesa chamada Ding Cuimai ser soterrada viva ao tentar impedir uma retroescavadeira de colocar abaixo a igreja que ela frequentava.” [11].

Um artigo revelou que a perseguição na China contra os cristão está explodindo:

“As sentenças contra os cristãos explodiu mais de 10.000% de 2013 a 2014, segundo um novo relatório da China Aid Association, uma organização que expõe os abusos contra os direitos humanos e contra as liberdades religiosas.” [12].

De acordo com este artigo, a perseguição se intensificou devido ao crescimento do Cristianismo na China:

“Em resposta ao crescimento do Cristianismo na China, o governo chinês instituiu várias campanhas para perseguir as igrejas nos lares e igrejas TSPM (sancionadas pelo governo) em toda a China, assediando, abusando, prendendo e, em muitos casos, sentenciando pastores e membros das igrejas à prisão.” [13].

Como todos já vimos as imagens chocantes nos noticiários, não é surpresa que as nações no Oriente Médio e na África — como o Iraque, Irã, Síria, Sudão e Nigéria — sejam líderes em nações em que o martírio de cristãos ocorre com maior frequência.

Uma reportagem diz que o extremismo islâmico é a principal fonte de perseguição em 41 dos 50 principais países — isto é, 82% da perseguição de cristãos no mundo está sendo praticada pelos muçulmanos. Quanto aos dez países em que os cristãos mais são perseguidos, nove deles são de maioria islâmica — isto é, 90% das nações em que os cristãos experimentam “perseguição extrema” são islâmicos. [14].

Nas regiões do Iraque em que o ISIS estabeleceu seu domínio, as famílias cristãs estão cientes das escolhas de vida ou morte que podem ser forçadas a fazer. O Alcorão diz que todos os não-islâmicos precisam escolher uma das três opções seguintes: conversão para o Islã, pagar um tributo (que, na maioria das vezes, é sua casa, sua empresa e todas as posses), ou ser executados. Além disso, as filhas podem ser forçadas a se casar com combatentes do ISIS e seus filhos podem ser forçados a ingressar na luta. Tendo diante de si essas decisões inimagináveis, a maioria prefere ingressar na crescente multidão de refugiados que tentam fugir de seus países de origem.

É desnecessário dizer que eu poderia fornecer páginas e páginas de exemplos de perseguições contra os cristãos. Satanás e seus acólitos travam uma guerra contra os santos ao longo do séculos usando os governos, as ideologias e falsas religiões como seus instrumentos terreais. Uma rápida leitura do sumário do Livro dos Mártires, de Foxe, mostra isto. Os cristãos enfrentam perigo e dificuldades por adorarem da forma como desejam em uma grande porção do mundo. A ideologia islâmica está se propagando por todo o globo, procurando erradicar ou neutralizar aqueles que são vistos como uma ameaça ao progresso de sua religião; está claro para qualquer um ver que os métodos de Satanás não mudaram ao longo dos séculos; ele simplesmente escolheu o Islã como seu mais recente instrumento.

“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.”

[Apocalipse 12:10-11].

Devemos Orar Por Aqueles Que Perseguem

Não vamos nos esquecer de orar por aqueles que perseguem. A não ser que essas almas perdidas se arrependam e voltem para o Senhor, passarão a eternidade no lago de fogo. A Bíblia diz:

“Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.”

[Romanos 12:14].

“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.”

[Mateus 5:44].

O seguinte poema, de Georgi Vins, é um bom lembrete para nós orarmos a favor dos perseguidores, bem como pelos perseguidos:

Aos Meus Perseguidores

Meus perseguidores, eu não os amaldiçôo.
E, nesta hora, sob o peso da cruz,
Oro por vocês e os abençôo
Com a simples humanidade de Cristo.

Estou puro diante de vocês: por palavras e por obras.
Eu os tenho chamado para o bem e para a luz.
Tenho desejado muito que seus corações
Sejam possuídos pelo ideal elevado do amor.

Mas, rejeitando este gentil chamado,
Vocês responderam com furiosa inimizade.
Meus perseguidores, eu não os amaldiçôo,
Porém estou triste pelo destino que os aguarda.

Os exemplos imortais da história
Falam da futilidade da perseguição —
As chamas do amor e da fé abundante
Ardem entusiasticamente por todo o país!

Meus perseguidores, eu não os amaldiçôo.
E, nesta hora, sob o peso da cruz,
Oro por vocês e os abençôo
Com a simples humanidade de Cristo. [15]

— Georgi P. Vins, Campo de Concentração de Anyusha, 1968

O Que Podemos Fazer?

O que podemos fazer diante de uma malignidade tão massacrante quanto a perseguição por causa de nossa fé?

Primeiro, devemos nos lembrar que Deus está em Seu trono e que, no fim, endireitará todas as coisas:

“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.”

[Apocalipse 6:9-11].

Devemos nos identificar com aqueles que estão sofrendo, como a Bíblia nos instrui a fazer. É bom lembrar que cada número nas estatísticas representa uma pessoa real. Mantenha-se informado e conheça os nomes, faces e histórias por trás dos números; embora muitos deles nunca serão conhecidos por você e por mim, Deus conhece cada uma deles.

Devemos nos lembrar que a batalha que a igreja perseguida está enfrentando é uma batalha espiritual. E as armas da nossa guerra a favor deles são também espirituais:

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas.”

[2 Coríntios 10:4].

Portanto, precisamos orar sem cessar.

Perseguição — Estaremos Prontos?

No Parlamento das Religiões do Mundo de 2015, realizado em Salt Lake City, no estado de Utah, EUA, onde palestrantes como Brian McLaren, o Dalai Lama e Marianne Williamson falaram para mais de 14.000 participantes, testemunhas oculares reportaram que no meio daquele evento inter-fé, havia um sentimento hostil declarado contra os cristãos que creem na Bíblia. Uma testemunha afirmou:

“A visão cristã da ‘salvação’ tem uma mensagem de inclusão/exclusão de ‘estamos dentro — eles não’. O movimento inter-fé cita isto como algo ruim. Em outras palavras, dizer que a salvação é somente por meio de Cristo e que há um inferno e um céu não é aceitável para as outras fés. Essa mensagem é exclusivista e inaceitável para as outras religiões, especialmente por que elas acreditam que ‘Deus aceita todos e Deus está em tudo’. A visão cristã ortodoxa do céu e do inferno não será mais tolerada, pois eles dizem que ela divide a humanidade.” [16].

A perseguição e o martírio foram a norma para um número incontável de cristãos nos séculos passados e são também agora, em grande parte do mundo não-ocidental. A questão que está agora diante de nós é: Os cristãos ocidentais terão de experimentar dificuldades ou até mesmo morrer por causa de sua fé? Com todos os confortos e liberdades que usufruímos no Ocidente, essa facilidade de ser um cristão ajudará ou prejudicará nossa capacidade de viver (ou morrer) pela nossa fé? Suponha que um governo ameace tomar nossas moradias, nossos empregos e nossos confortos se nos recusarmos a parar de defender a verdade do Evangelho e de compartilhá-lo com as outras pessoas — estaríamos dispostos a perder tudo por amor a Cristo? Esta é uma pergunta que cada cristão precisa fazer a si mesmo. Enquanto isso, vamos nos lembrar da igreja perseguida e orar continuamente por aqueles que formam esse importante segmento sofredor do corpo de Cristo.

“E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo.”

[Filipenses 3:8].

“Muitos são os meus perseguidores e os meus inimigos; mas não me desvio dos teus testemunhos… Príncipes me perseguiram sem causa, mas o meu coração temeu a tua palavra.” 

[Salmos 119:157,161].

[Susan Moore é uma autora e pesquisadora que há muitos anos realiza trabalhos de edição, formatação e pesquisa para ministérios de discernimento, como Lighthouse TrailThe Berean Call eUnderstand the Times.]

Notas Finais

  1. Dicionário On-line, em http://www.Dicio.com.br.
  2. Harvey Yoder, A Small Price to Pay(Berlin, OH: TGS International, 2006), pág. 226.
  3. Georgi Vins, The Gospel in Bonds(Eureka, MT: Lighthouse Trails Publishing, 2014), pág. 43.
  4. Idem, pág. 46.
  5. John Foxe, Foxe’s Book of Martyrs(Eureka, MT: Lighthouse Trails, 4th printing 2014), pág. 22.
  6. Samuel Smith, “2015 Deadliest Year for Christians Worldwide, Open Doors’ World Watch List Finds” (Christian Post, January 13, 2016, http://www.christianpost.com/news/open-doors-world-watch-list-2015-deadliest-year-christians-killed-for-faith-jesus-christ-154875/#LkRkiwVfOjTUWLw6.99).
  7. Idem.
  8. Idem.
  9. Sharona Schwartz, “North Korea Executed 80 People for Watching TV and Owning Bibles” (The Blaze, November 12, 2013, http://www.theblaze.com/stories/2013/11/12/reports-north-korea-executed-80-people-for-watching-tv-and-owning-bibles).
  10. Bob Unruh, “North Korea suspected in fatal attack on Chinese pastor” (WND, 5/7/2016, http://www.wnd.com/2016/05/north-korea-suspected-in-fatal-attack-on-chinese-pastor/#x21TjPoZ2Ybroa7g.99).
  11. Brynne Lawrence, “Church Leader’s Wife Dead After Buried Alive During Church Demolition” (China Aid, April 16, 2016, http://www.chinaaid.org/2016/04/church-leaders-wife-dead-after-buried.html).
  12. Bob Unruh, “Sentencing of Christians explodes 10,000% in China” (WND, April 25, 2015, http://www.wnd.com/2015/04/sentencing-of-christians-explodes-10000-in-china/).
  13. Idem.
  14. Raymond Ibrahim, “Muslims Claim Lion’s Share of Christian Victims” (WorldMag, March 7, 2016, http://www.frontpagemag.com/fpm/262036/muslims-responsible-worst-year-modern-history-raymond-ibrahim).
  15. Georgi, Vins, The Gospel in Bonds, op. cit., pág. 13.
  16. Lynette Irwin, “Eye Witness Account at Parliament of the World’s Religions 2015 Reveals Growing Animosity Toward Biblical Christians” (Lighthouse Trails Research blog, October 21, 2015, http://www.lighthousetrailsresearch.com/blog/?p=18411).

Autora: Susan Moore, artigo em http://www.lighthousetrailsresearch.com
Tradução: Jeremias R D P dos Santos
Data da publicação: 28/11/2016
A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/senha.htm

Uma Resposta para “Lembrando-se da Igreja Perseguida e da Nossa Necessidade de Orar – Final”

  1. Oração Pela Pátria

    Hinário Evangélico, n. 489

    [1]
    Por nossa Pátria oramos
    A ti, supremo Deus!
    Por nosso lar clamamos
    A ti, ó Rei dos céus!
    Bendize a vida pastoril,
    Governa o brio senhoril,
    Modera a lida mercantil!
    Deus salve a Pátria!

    [2]
    Da Pátria, que nos deste,
    Desvia tua mão
    Desgraças, fome e peste,
    Perfídia e sedição;
    Sustenta a ordem nacional,
    O bom governo imparcial;
    E dá-nos graça divinal!
    Deus salve a Pátria!

    [3]
    Dá-nos real civismo,
    Fiel, constante, audaz;
    Promove o Cristianismo
    Do Príncipe da Paz;
    Da Pátria afasta crenças vãs,
    Derrama bênçãos temporãs,
    Dominem só doutrinas sãs!
    Deus salve a Pátria!

    [4]
    A tua Igreja inflama
    Com zelo e terno amor;
    E seja o seu programa
    Cumprido com vigor.
    Então, os salvos de Jesus,
    Lutando firmes pela cruz,
    Difundirão de Cristo a luz
    Por toda a Pátria!

    Letra
    Dr. João Gomes da Rocha (1861-1947)
    Música
    Commonwealth – Josiah Booth (1852-1929)

Deixe o seu comentário