“Em tempos de “DENOREX-PARECE-MAS-NÃO-É”, me repassam por email uma carta autêntica, cheia de sentimentos que só quem estava buscando ao Senhor avidamente conhece.
Carta de um homem de Deus – um desses, SIM, um HERÓI DA FÉ VERDADEIRO. PORQUE SOBREVIVER NAQUILO QUE SE TORNOU UMA SEITA E GUARDAR A FÉ, SÓ QUEM PASSA É QUE SABE COMO É.”
Aqui está:
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” II Timóteo 4:7
Itabuna-BA, 18 de maio de 2012.
Ao
Presbitério Espírito Santense.
Prezados Senhores,
Pelo presente, comunico o meu desligamento e de minha família da IGREJA CRISTÃ MARANATA – PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE, a partir desta data.
Os motivos são muitos, mas, de forma abreviada, deixo claro que não concordo com a postura da Administração do Presbitério, sem que tenha havido severas mudanças na parte administrativa da igreja, em decorrência das muitas denúncias apresentadas através de e-mail e matérias na imprensa escrita e televisada, entre o final 2011 e o início deste ano, todas verdadeiras, pois como o próprio Presbitério faz questão de afirmar: “que se antecipou e já procurou tanto a Receita Federal quanto a Receita Estadual solicitando que apurassem as possíveis irregularidades na compra dos equipamentos de videoconferência”, e que, “partiu da igreja a iniciativa de apurar as denúncias, levando os fatos até mesmo ao Ministério Público Estadual.”
Ficamos no aguardo de posições da Administração desta instituição que demonstrassem uma mudança de direção, e trazendo a público, com clareza, qual a real postura dos nossos dirigentes. São 08 meses sem nenhuma clareza e, mais recentemente, o que se tenta é apregoar que “nada é verdade”. Se nada é verdade, qual a razão do processo movido contra um ex-dirigente e um ex-contador do Presbitério?
Apesar de sabermos que, podem, sim, acontecer deslizes de procedimento em alguns, o que não podemos é compactuar com a omissão e, o que é pior, com um silêncio que visa, antes de qualquer outra coisa, que tudo fique no esquecimento.
Palavras como as que temos ouvido ao longo deste período tem trazido mais tristeza às ovelhas e aos pastores, do que a tranquilidade almejada, decorrente de saber que alguma coisa correta vinha sendo feita.
“Está tudo certo”, “No Presbitério é tudo às claras, é tudo preto no branco”, “Já temos tomado providências”, dentre outras palavras de igual sentido, ao contrário do que se imagina, não traz alívio a ninguém.Nenhuma informação clara restou passada para os pastores e menos ainda para a igreja!
É verdade que nunca primamos pela clareza e pela transparência, mas NUNCA imaginamos a nossa administração fosse incoerente com o que pregava.
É inadmissível querermos insistir de que foi um caso isolado. Vivemos sob um regime absolutamente controlado pelo presidente do Presbitério, pelo que não é crível que tudo tenha ocorrido ao longo de 5 anos sem que se tomasse conhecimento. Isto é, no mínimo, descaso e péssima administração, data maxima venia.
Queria poder agradecer, nominalmente, a cada irmão e irmã que durante todo este período nunca deixaram de orar.
São tantos, que cometeríamos o risco de ser injusto e esquecer algum. Assim, deixo registrado na pessoa de um grande amigo e companheiro de ministério, uma pessoa que vem sofrendo ao longo do tempo tantos preconceitos e injustiças. Agradeço ao Pr. Rui Santos Silva, por todo o apoio que recebemos ao longo deste período.
Finalizando, não me importo se me acusarão disto ou daquilo. Tenho certeza, e tenho o Senhor, Deus Justo e Poderoso comigo nisto. Não adulterei, não desviei, não roubei, não prostituí, não sou pedófilo e nem estou em pecado. Sei apenas de uma coisa: CANSEI DAS INVERDADES QUE TEM GOVERNADO A IGREJA.
Afasto-me do Presbitério Espírito Santense. Da Igreja Cristã Maranata.
Não renuncio ao MINISTÉRIO que me foi dado pelo SENHOR, pela atuação do Espírito Santo em minha vida. Não sairei dos pés do Senhor, em Jesus Cristo encontrei SALVAÇÃO, nele permanecerei.
CONTINUAREMOS SEGUINDO O CAMINHO. ABRAÇAMOS A VERDADE. ALCANÇAREMOS, NO SENHOR, A VIDA ETERNA.
Atenciosamente,
José Henrique Andrade Chaves
CPF/MF ………………
..