Smith Wigglesworth

Smith Wigglesworth foi, sem dúvida, um dos homens de Deus mais ungidos que viveu nos tempos recentes. Ele era conhecido como o Apóstolo da Fé, e se alguém merecia ser descrito como “cheio de fé e do Espírito Santo”, era ele. Ele vivia e andava continuamente na presença de Deus. E os milagres que acompanhavam seu ministério eram do tipo que raramente foram vistos desde os dias dos apóstolos. Pessoas nascidas cegas e surdas, aleijados – retorcidos e deformados por doenças, outros à beira da morte com câncer ou doenças de todos os tipos – todos foram curados pelo poderoso poder de Deus. Até mesmo os mortos foram ressuscitados.

Nascido em 1859 na pobreza, Smith Wigglesworth foi convertido pelos metodistas aos oito anos de idade. Mesmo então, ele tinha fome de Deus e fome de almas. Ele estava no coral da igreja episcopal local.

“Quando a maioria dos meninos do coral tinham doze anos de idade, eles tinham que ser confirmados pelo bispo. Eu não tinha doze anos, mas entre nove e dez, quando o bispo impôs suas mãos sobre mim. Eu me lembro que, enquanto ele impunha suas mãos, eu tive uma experiência semelhante à que tive quarenta anos depois, quando fui batizado no Espírito Santo. Todo o meu corpo foi preenchido com a consciência da presença de Deus, uma consciência que permaneceu comigo por dias.

Depois do serviço de confirmação, todos os outros meninos estavam praguejando e brigando, e eu me perguntei o que havia feito a diferença entre eles e eu.”

Mais tarde, Wigglesworth foi totalmente imerso em água pelos batistas. Mas lembre-se de que todos os seus primeiros anos de ministério e busca por Deus ocorreram bem antes do Avivamento da Rua Azusa e do movimento pentecostal inicial. Smith tinha fome de Deus e experimentou muitos avanços em novos níveis de unção mesmo antes de experimentar o Batismo no Espírito Santo e falar em línguas. Ele já era renomado por seu ministério de cura e tinha visto Deus agir com grande poder, mesmo antes de a nova experiência pentecostal ser discutida.

Ao contrário de nós hoje, que basicamente começamos com o Batismo no Espírito como nossa primeira unção real, para Smith, isso foi o culminar de anos de busca e fome de Deus, e, portanto, estava muito mais próximo de um verdadeiro revestimento do Novo Testamento de “poder do alto”.

Smith Wigglesworth: “Eu tive a base no ensino bíblico entre os Irmãos de Plymouth. Marquei sob a bandeira de sangue e fogo do Exército da Salvação, aprendendo a ganhar almas ao ar livre. Recebi a segunda bênção da santificação e um coração puro sob o ensino de Reader Harris e da Liga Pentecostal. Reivindiquei o dom do Espírito Santo pela fé enquanto esperava dez dias diante do Senhor. Mas em Sunderland, em 1907, ajoelhei-me diante de Deus e tive uma experiência de Atos 2:4…”

Ele descreveu essa experiência da seguinte forma: “Ela [Sra. Boddy, esposa de um ministro] impôs suas mãos sobre mim e depois teve que sair da sala. O fogo caiu. Foi um momento maravilhoso, pois eu estava ali sozinho com Deus. Ele me banhou em poder. Eu estava consciente da purificação do precioso sangue, e gritei: ‘Limpo! Limpo! Limpo!’ Eu estava cheio da alegria da consciência da purificação. Recebi uma visão na qual vi o Senhor Jesus Cristo. Contemplei a cruz vazia e o vi exaltado à direita de Deus Pai. Eu não podia mais falar em inglês, mas comecei a louvá-lo em outras línguas, conforme o Espírito de Deus me concedia. Eu sabia então, embora pudesse ter recebido unções anteriormente, que agora, finalmente, eu havia recebido o verdadeiro Batismo no Espírito Santo, como eles receberam no dia de Pentecostes.” (Pág. 44).

Depois dessa experiência, nada mais podia parar Smith Wigglesworth. Ele era uma chama para Deus, e o fogo caía onde quer que ele fosse. Ele disse: “Eu acredito que os ministros de Deus devem ser chamas de fogo. Nada menos do que chamas. Nada menos do que instrumentos poderosos, com mensagens ardentes, com corações cheios de amor.

Eles devem ter uma PROFUNDIDADE DE CONSAGRAÇÃO, para que Deus tenha total controle do corpo, e ele exista apenas para manifestar a Glória de Deus. Um Batismo na morte no qual a pessoa é purificada e energizada…” Ele certamente possuía uma audácia, uma ousadia, raramente vista no cristianismo moderno. Não era incomum ele anunciar em suas reuniões: “Todo sermão que Cristo pregou foi precedido por um milagre modelo. Vamos seguir o exemplo dele. A primeira pessoa nesta grande audiência que se levantar, seja qual for sua doença, eu orarei por ela e Deus a livrará.” E a primeira pessoa a se levantar, mesmo que fosse o aleijado mais deformado, seria curada!

Em outra ocasião típica, um homem veio à frente para oração por dor de estômago, e, ao ordenar que a dor fosse embora, Wigglesworth deu um soco tão forte no estômago do homem que ele foi enviado para o outro lado da sala (completamente curado)! Esse tipo de coisa aconteceu mais de uma vez.

Wigglesworth acreditava em COMANDAR os doentes a serem curados em nome de Jesus. Sua era uma fé agressiva e santa. Ele era um homem “violento”, tomando território do diabo pela força. E, no entanto, também era um homem de grande compaixão, bem como de grande autoridade. O diabo certamente sentia quando Smith Wigglesworth chegava à cidade!

Várias pessoas também foram literalmente ressuscitadas dos mortos sob o ministério de Smith. Aqui está seu próprio relato de uma ocasião:

“Meu amigo disse: ‘Ela está morta.’ Ele estava assustado. Nunca vi um homem tão assustado em minha vida. ‘O que devo fazer?’ ele perguntou. Você pode pensar que o que eu fiz foi absurdo, mas eu alcancei a cama e a puxei para fora. Eu a carreguei pelo quarto, a coloquei contra a parede e a segurei, pois ela estava absolutamente morta. Olhei em seu rosto e disse: ‘Em nome de Jesus, eu repreendo esta morte.’ Da coroa da cabeça até a sola dos pés, todo o corpo dela começou a tremer. ‘Em nome de Jesus, eu ordeno que você ande’, eu disse. Repeti: ‘Em nome de Jesus, em nome de Jesus, ande!’ e ela andou.” (Pág. 59).

Não só essa mulher foi ressuscitada dos mortos, mas também foi instantaneamente curada de uma terrível doença. Ela começou a testemunhar às pessoas sobre sua experiência de morte e restauração.

Foi registrado que Smith Wigglesworth ressuscitou 23 pessoas dos mortos ao longo dos anos de seu ministério.

Uma vez, quando Smith estava esperando no ponto de ônibus, uma mulher estava tendo dificuldade para fazer seu pequeno cachorro, que a havia seguido, voltar para casa. Primeiro, ela tentou falar docemente com ele e pedir que voltasse para casa. Mas depois de tentar isso sem sucesso por um tempo, a mulher de repente bateu o pé e disse severamente: ‘Vá para casa imediatamente!’ O cachorro imediatamente foi para casa, com o rabo entre as pernas. ‘É assim que você deve tratar o diabo’, disse Wigglesworth, alto o suficiente para que todos aqueles que esperavam no ponto de ônibus ouvissem. E essa era sua atitude em relação ao diabo, a cada momento de cada dia acordado. Ele literalmente viajou o mundo nas décadas de 1920 e 1930, e milhares foram salvos e curados onde quer que ele fosse. Muitas vezes, ele chegava a um lugar quase desconhecido e não anunciado, mas em poucos dias haveria milhares se reunindo para ouvir, o poder de Deus demonstrado em suas reuniões era tão grande. Deus era verdadeiramente glorificado onde quer que ele fosse.

Ele era um homem que vivia e andava na própria presença de Deus. E ainda assim, de muitas maneiras, ele era um homem muito natural e pé no chão. E também não tinha medo de emitir uma ou outra repreensão severa. Seu objetivo era estar em comunhão constante e ininterrupta com o Pai. Ele havia passado horas e dias fervorosamente buscando a Deus em seus primeiros anos, mas depois, “Embora sua vida fosse uma combinação de oração incessante e louvor, e cada palavra e obra fosse um ato de adoração, ele não se dedicava a longos períodos de jejum e oração.” (Pág. 122). Em vez disso, ele havia aprendido o segredo de estar em contínua e íntima comunhão com Deus (às vezes retirando-se silenciosamente para si mesmo para esse fim), mesmo quando estava em meio a uma multidão de pessoas. Ele andava pela fé e estava “no Espírito” o tempo todo. Esse foi um segredo vital para seu sucesso.

Ele disse: “Há dois lados neste Batismo: O primeiro é que você possui o Espírito; o segundo é que o Espírito possui você.”

Ele havia contado o custo, e tudo era de Deus. Ele era um homem que verdadeiramente entendia a AUTORIDADE DIVINA e CAMINHAVA nela pela fé.

Ele disse: “‘Sejam cheios do Espírito’, isto é, sejam CRAMADOS com o Espírito, tão cheios que não haverá espaço para mais nada.”

Era assim que ele vivia. Cheio de audácia, cheio de ousadia, “cheio de fé e do Espírito Santo”.

Em uma ocasião, ele lembrou: “Eu estava viajando para Cardiff, no País de Gales do Sul. Eu havia orado muito durante a viagem. O vagão estava cheio de pessoas que eu sabia que não eram salvas, mas como havia muita conversa e brincadeira, não conseguia falar uma palavra sobre o meu Mestre. Quando o trem estava se aproximando da estação, pensei em lavar minhas mãos… e, ao retornar ao vagão, um homem pulou e disse: ‘Senhor, você me convence do pecado,’ e caiu de joelhos ali mesmo. Logo todo o vagão de pessoas estava clamando da mesma forma. Eles diziam: ‘Quem é você? O que é você? Você nos convence a todos do pecado’…”

Este episódio me lembra muito outro evangelista ousado, franco e ungido – Charles G. Finney, que havia descoberto, após um poderoso Batismo no Espírito Santo alguns anos antes, que até mesmo comentários passageiras que ele fazia penetravam no coração das pessoas com convicção de pecado. Ele se tornou um dos maiores avivalistas de todos os tempos. (Ele morreu em 1875).

Smith Wigglesworth colocava grande ênfase na pureza e santidade, como todos os verdadeiros avivalistas. Ele disse: “Você deve a cada dia fazer um progresso maior. Você deve negar a si mesmo para progredir com Deus. Você deve recusar tudo o que não é puro e santo. Deus quer você puro de coração. Ele quer que você tenha um desejo intenso de santidade… Duas coisas o farão saltar de si mesmo para as promessas de Deus hoje. Uma é a pureza, e a outra é a FÉ, que é acesa cada vez mais PELA PUREZA.”

Esta afirmação contém provavelmente o segredo chave para o sucesso extraordinário de Smith Wigglesworth em Deus. E é obviamente uma chave que vale a pena lembrar para nós também. Outro ponto a ser lembrado é que Smith estava muito ciente dos perigos do dinheiro e se guardava cuidadosamente contra a possibilidade de cobiça entrar em seu coração. Ele era verdadeiramente irrepreensível também nessa área.

Acredito que Smith Wigglesworth foi um tipo de “precursor” direto dos tipos de ministérios que estão prestes a surgir em nossos dias. Acredito que os próximos ministérios apostólicos, que serão portadores do verdadeiro Avivamento nestes últimos dias, combinarão a ousada fé realizadora de milagres de um Smith Wigglesworth com a pregação profundamente convicta de arrependimento de um Charles Finney. E eles se moverão sob uma poderosa unção que combina o melhor desses dois tipos de ministérios. Que dias gloriosos serão esses!

O próprio Smith Wigglesworth morreu em 1946, aos 87 anos de idade, uma chama de Deus até o fim. Que ele seja um exemplo para todos nós.

http://windandfire.org/2005/Main/Spiritual%20Leaders/Spiritual-Leader-BIO-Wigglesworth.htm

Tradução de Raiani Sibien, Jornalista, Bruxelas, Noruega, escreve no https://raianisibien.com/

3 Respostas para “Smith Wigglesworth”

  1. Desde o final do século dezenove, até sua morte, em mil novecentos e quarenta e sete, aos oitenta e sete anos, Smith Wigglesworth, um humilde encanador sem instrução formal, servidor de Deus, pregou e orou em redor do mundo.

    Sinais e maravilhas caracterizaram sua vida longa e cheia de fé: salvação, curas milagrosas e até ressurreição de mortos.

    Smith Wigglesworth foi, sem dúvida, um dos homens de Deus mais ungidos que viveu nos tempos recentes. Ele era conhecido como o Apóstolo da Fé, e se alguém merecia ser descrito como “cheio de fé e do Espírito Santo”, era ele. Ele vivia e andava continuamente na presença de Deus. E os milagres que acompanhavam seu ministério eram do tipo que raramente foram vistos desde os dias dos apóstolos. Pessoas nascidas cegas e surdas, aleijados – retorcidos e deformados por doenças, outros à beira da morte com câncer ou doenças de todos os tipos – todos foram curados pelo poderoso poder de Deus. Até mesmo os mortos foram ressuscitados.

    “Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.” (Dt. 28.1)

    “O SENHOR é minha bandeira.”

    CV

  2. A ressurreição de mortos era apenas uma das facetas extraordinárias do ministério de Wigglesworth.

    Catorze pessoas foram documentadas como ressuscitadas, voltando à vida de entre os mortos, através do ministério de Wigglesworth. Ainda que, de forma não oficial, esse registro poderia chegar a vinte e três pessoas. Não existia nada tão grande para a sua fé. Desde ressuscitar mortos, dores de cabeça a cânceres, era tudo o mesmo para ele. Há algo demasiadamente difícil para Deus?

    “Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.” (Mt. 10.8)

    “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.” (Mc. 16.17,18)

    Exemplo de fé, de determinação, de vontade de servir a Deus e amar o próximo. Nunca, em sua casa, entrou um só remédio. E só leu, durante toda a sua vida, um único livro. A Bíblia Sagrada.

    O Pastor e historiador Roberts Liardon, em seu livro “Os Generais de Deus”, já começa a falar de Smith Wigglesworth chamando-o de O Apóstolo da Fé.

    O SENHOR é minha bandeira.

    CV

  3. A alegoria da videira

    “Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.” João 15.6

    “A alegoria da videira das varas deixa plenamente claro que Cristo não admitia que uma vez na videira, sempre na videira. Pelo contrário, Jesus nessa alegoria faz aos seus discípulos uma advertência séria, porém amorosa, mostrando que é possível um verdadeiro crente abandonar a fé, deixar Jesus, não permanecer mais nEle e por fim ser lançado no fogo eterno do inferno (v. 6).

    (1) Temos aqui o princípio fundamental que rege o relacionamento salvífico entre Cristo e o crente, a saber, que nunca é um relacionamento estático, baseado, exclusivamente numa decisão ou experiência passada. Trata-se, pelo contrário, de um relacionamento progressivo, à medida que Cristo habita no crente e comunica-lhe sua vida divina (ver 17.3, nota; Cl 3.4;1 Jo 5.11-13).

    (2) Três verdades importantes são ensinadas nesta passagem.

    (a) A responsabilidade de permanecer em Cristo recai sobre o discípulo (v. nota 4). Essa é a nossa maneira de corresponder ao dom da vida e ao poder divino concedidos no momento da conversão.

    (b) Permanecer em Cristo resulta em Jesus continuar a habitar em nós (v. 4a); frutificação do discípulo (v. 5); sucesso na oração (v. 7); plenitude de alegria (v. 11).

    (c) As consequências do crente deixar de permanecer em Cristo são a ausência de fruto (vv4,5), a separação de Cristo e a perdição (vv. 2a,6).”

    Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, 1995, p.1603

Deixe o seu comentário