A REGENERAÇÃO E O BATISMO NO ESPIRITO SANTO

Pentecostes: O perdão para recriar o mundo - CEBIA REGENERAÇÃO E O BATISMO NO ESPIRITO SANTO

O batismo é potencial para todos, real apenas para alguns.

_______

É evidente que o batismo com o Espírito Santo é uma operação do Espírito Santo distinta e adicional à Sua obra regeneradora. Isso é evidente em Atos 1.5: “Porque João realmente batizou com água; mas sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias.”

É claro, então, que os discípulos ainda não haviam sido batizados com o Espírito Santo, que seriam assim batizados em poucos dias. Mas os homens a quem Jesus falou essas palavras já eram homens regenerados. Eles foram tão pronunciados pelo próprio Senhor. Ele lhes dissera em João 15.3: “Agora estais limpos pela palavra que vos falei.”

Mas o que significa limpar através da palavra? 1 Pedro 1.23 responde à pergunta: “Nascer de novo, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, que vive e permanece para sempre.” Um pouco antes, na mesma noite, Jesus lhes havia dito em João 13.10: “Quem é banhado não precisa economizar para lavar os pés, mas está limpo de todas as formas: e você está limpo, mas não todos.”

O Senhor Jesus havia declarado que a companhia apostólica era limpa – isto é, homens regenerados – com exceção daquele que nunca foi regenerado, Judas Iscariotes, que deveria traí-lo (ver versículo 11). Aos onze restantes, Jesus Cristo havia pronunciado que eram homens regenerados. No entanto, Ele diz a esses mesmos homens em Atos 1.5, que o batismo com o Espírito Santo foi uma experiência que eles ainda não haviam realizado, que ainda estava no futuro. Portanto, é evidente que uma coisa é nascer de novo pelo Espírito Santo através da Palavra e algo distinto disso e adicional é ser batizado com o Espírito Santo.

O mesmo é evidente em Atos 8.12, comparado com os décimos quinto e décimo sexto versos do mesmo capítulo. No décimo segundo versículo, lemos que uma grande companhia acreditava que a pregação de Filipe dos discípulos tinha respeito ao reino de Deus e ao nome de Jesus Cristo, e “havia sido batizada em nome do Senhor Jesus” (v. 16). Certamente nessa companhia de crentes batizados havia pelo menos algumas pessoas regeneradas. Qualquer que seja a verdadeira forma do batismo nas águas, elas sem dúvidas foram batizadas pela forma verdadeira, pois o batismo fora feito por um homem comissionado pelo Espírito, mas nos versos quinze e dezesseis lemos: “Quando eles (Pedro e João) desceram, oraram por eles, para que pudessem receber o Espírito Santo; pois ainda não havia caído sobre nenhum deles; eles foram batizados em nome do Senhor Jesus.” Os crentes batizados eram homens regenerados, alguns deles com toda a certeza eram batizados, e ainda assim nenhum deles havia recebido ou sido batizado com o Espírito Santo. Então, novamente, é evidente que o batismo com o Espírito Santo é uma operação do Espírito Santo distinta e adicional à Sua obra regeneradora.

Um homem pode ser regenerado pelo Espírito Santo e ainda não ser batizado com o Espírito Santo. Na regeneração, há a transmissão da vida pelo poder do Espírito, e quem o recebe é salvo: no batismo com o Espírito Santo, há a transmissão do poder, e quem recebe está preparado para o serviço.

O batismo com o Espírito Santo, no entanto, pode ocorrer no momento da regeneração. Como foi, por exemplo, na casa de Cornélio. Lemos em Atos 10.43, que na casa dele, enquanto Pedro estava pregando, ele chegou ao ponto em que disse a respeito de Jesus: “A ele, dê testemunho de todos os profetas, que através de seu nome todo aquele que nele crê receberá remissão de pecados”, e nesse ponto Cornélio e sua família creram e lemos imediatamente: “Enquanto Pedro ainda falava essas palavras, o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviram a palavra. E os da circuncisão que acreditavam ficaram atônitos, tantos quantos vieram com Pedro, porque isso também foi derramado sobre os gentios, o dom do Espírito Santo.” No momento em que creram no testemunho sobre Jesus, foram batizados com o Espírito Santo, mesmo antes de serem batizados com água. A regeneração e o batismo com o Espírito Santo ocorreram praticamente no mesmo momento, e o mesmo ocorre em muitas experiências atuais. Parece que, em condições normais da igreja, essa seria a experiência usual.

Mas a igreja não está em condições normais hoje. Uma grande parte da igreja está na mesma situação em que os crentes em Samaria estavam antes de Pedro e João descerem até lá, e onde os discípulos em Éfeso estavam antes de Paulo vir e contar a eles sobre seu maior privilégio – crentes batizados, batizados em nome do Senhor Jesus, batizado para arrependimento e remissão de pecados, mas ainda não batizado com o Espírito Santo.

No entanto, o batismo com o Espírito Santo é o direito de todo crente. Foi comprado para nós pela morte expiatória de Cristo, e quando Ele ascendeu à destra do Pai, recebeu a promessa do Pai e o derramou sobre a igreja, e se alguém hoje não tiver o batismo com o Espírito Santo como uma experiência pessoal é porque ele não reivindicou seu direito de primogenitura. Potencialmente, todo membro do corpo de Cristo é batizado com o Espírito Santo (1 Co 12.13). “Porque em um Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, sejamos Judeus ou Gentios, se somos escravos ou livres; e todos fomos feitos para beber em um Espírito.”

Mas há muitos crentes com quem o que é potencialmente deles não se tornou uma questão de experiência real, real e pessoal. Todos os homens são potencialmente justificados na morte expiatória de Jesus Cristo na cruz, que é justificada para eles e pertence a eles (Rm 10.18), mas o que potencialmente pertence a todo homem, cada homem deve se apropriar por si mesmo pela fé em Cristo; a justificação é real e experimentalmente dele e apenas assim, enquanto o batismo com o Espírito Santo é potencialmente possessão de todo crente, cada crente individual deve apropriar-se dele antes de ser experimentalmente dele.

Podemos ir além e dizer que é somente pelo batismo com o Espírito Santo que alguém se torna, no sentido mais pleno, um membro do corpo de Cristo, porque é somente pelo batismo com o Espírito que ele recebe poder para desempenhar as funções para as quais Deus o designou como parte do corpo.

Como já vimos, todo crente verdadeiro tem o Espírito Santo (Rm 7.9), mas nem todo crente tem o batismo com o Espírito Santo (embora todo crente possa ter como acabamos de ver). Uma coisa é que o Espírito Santo habite dentro de nós, talvez morando dentro de nós em algum santuário oculto de nosso ser, em uma consciência definida e em algo muito diferente, algo muito mais, em ter o Espírito Santo se apossando completamente de nós. Aquele a quem Ele habita. Há aqueles que pressionam o fato de que todo crente potencialmente tem o batismo com o Espírito, a tal ponto que eles claramente ensinam que todo crente tem o batismo com o Espírito como uma experiência real. Mas, a menos que o batismo com o Espírito hoje seja algo radicalmente diferente do que o batismo com o Espírito era na igreja primitiva, de fato, a menos que não seja algo realmente real, então uma proporção muito grande daqueles a quem normalmente consideramos crentes não somos crentes, ou então alguém pode ser um crente e um homem regenerado sem ter sido batizado com o Espírito Santo. Certamente, esse foi o caso na igreja primitiva. Foi o caso dos apóstolos antes do Pentecostes; foi o caso da igreja em Éfeso; foi o caso da igreja em Samaria. E existem milhares hoje em dia que podem testemunhar que receberam Cristo e nasceram de novo e depois, algumas vezes muito tempo depois, foram batizados com o Espírito Santo como uma experiência definida.

_______
A. Torrey. The Person and Work of the Holy Spirit. Londres: Nisbet, 1910, p 128 a 131. O batismo é potencial para todos, real apenas para algumas pessoas. Bruner nota o papel de Torrey como “uma espécie de João Batista para o pentecostalismo internacional em uma segunda fase”. (Teologia, p. 33).

https://www.facebook.com/pentecostalconservaddor/