Carta de Desligamento do Pr. Janderson Oliveira Furtado

  Juiz de Fora-MG, 22 de junho de 2020.

Ao Conselho Presbiteral da Igreja Cristã Maranata,

A paz do nosso Senhor Jesus Cristo.

Venho por meio desta comunicar aos senhores o meu desligamento da Igreja Cristã Maranata a partir desta data, após ter congregado nessa Instituição por mais de 41 anos, 33 dos quais como pastor.

Sirvo ao Senhor Jesus desde os meus 14 anos de idade, quando fui alcançado pela maravilhosa graça de Deus, e pude enxergar o grande sacrifício que Jesus fez na cruz do Calvário por mim. Desde então sempre congreguei na Igreja Cristã Maranata (ICM). Louvo ao Senhor e a Ele sou grato pelas muitas bênçãos que me concedeu ao longo de todos esses anos.

Também glorifico ao Senhor pela vida dos muitos irmãos com quem convivi nesses 33 anos de ministério, nas diversas igrejas por onde passei: Petrópolis-RJ; Brasília-DF e Cidades Satélites; Londres-Inglaterra, Haiti e Juiz de Fora-MG, minha cidade natal. Meu maior desejo sempre foi, e continua sendo o de glorificar o nome do meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, buscando conhecê-Lo e servi-Lo cada vez mais.

“Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor…” (Oséias 6:3).

No entanto, desde 2011, quando infelizmente vieram a público terríveis escândalos administrativos e financeiros na Administração da ICM, que depois levaram à prisão alguns pastores da Diretoria, inclusive o seu atual presidente, observo que muita coisa vem mudando na igreja. E, à luz da Palavra de Deus, fazendo como aqueles irmãos de Beréia em Atos 17:11, “examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim”, não posso mais concordar com certos posicionamentos da ICM.

Um dos que considero mais grave é o de que “não é preciso pregação da Bíblia na ICM”. Infelizmente isto tem sido repetido, com muita frequência e ênfase pelo presidente da ICM, nos cultos transmitidos online durante este período de isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus.

A Bíblia é a vontade expressa de Deus para nós e sua pregação não pode ser desprezada ou ignorada. A Palavra é essencial à vida do crente, e foi pela sua pregação que um dia fomos alcançados. A Bíblia é a Palavra de Deus viva, eficaz e penetrante; é alimento para o nosso espírito e para a nossa fé; é luz para o caminho do crente, e precisa ser pregada, conhecida e estudada. Pregar a Bíblia não é “elogiar Jesus”, mas é cumprir a determinação do próprio Senhor Jesus: “…Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15).

  • “…aprouve a Deus salvar aos que crêem, pela loucura da pregação.” (I Coríntios 1:21)“E assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:17)
  • “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (II Tim 3:16-17)

Depois de muito orar, buscando a direção de Deus, o Senhor me mostrou ser este o momento de seguir o caminho que o Espírito Santo tem apontado, e deixar a ICM. Não estou deixando a Obra do Espírito Santo, pois ela não é exclusividade de uma denominação.

Minha esposa e eu continuaremos na caminhada rumo à Eternidade com todos os fiéis, como parte do mesmo Corpo de Cristo, crendo no poder remidor do Sangue de Jesus e na manifestação de dons espirituais verdadeiros, aguardando com fé o arrebatamento da igreja fiel e o gozo da vida eterna com Deus.

Peço a Deus que abençoe e sustente todos os irmãos com quem tivemos a honra de conviver durante esses muitos anos, especialmente as queridas ovelhas que Deus, por Sua infinita misericórdia, me permitiu pastorear. Que a palavra de Cristo habite sempre ricamente em cada um, e que possam examiná-la e vivê-la diariamente; que ela seja lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho.

“Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:14)

Fraternalmente,

Pr. Janderson Oliveira Furtado