A Última Chamada

A profecia  do apóstolo Paulo a respeito do arrebatamento iminente dos santificados em Cristo Jesus tem alguma coisa a ver com os juízos do Apocalipse?

Está correto o ensino de Gedelti Gueiros, profetizando que três das sete trombetas do Apocalipse já tocaram e a Igreja Fiel, leia-se: a ICM-PES, será arrebatada ao ressoar da quarta trombeta, “num abrir e fechar de olhos” ?

Este artigo confronta a doutrina revelada.

Examine as Escrituras com a ajuda, o consolo e o fortalecimento do Espírito de Cristo Jesus. Para melhor compreensão dos argumentos que seguem leiam o artigo “A OBRA”: DOS MALES O PIOR. Download à disposição.

Corria o ano de 50 d.C. Em Tessalônica (a atual Salônica), com numerosa população por ser cidade próspera e a capital da província romana da Macedônia, onde o Evangelho de Deus Pai foi anunciado pelo apóstolo Paulo na sinagoga dos judeus discutindo com eles a respeito de Jesus, o Messias Prometido. Lucas registrou os tópicos mais importantes da segunda viagem missionária do apóstolo Paulo (At. 15.35-18.22).

Criteriosamente, o apóstolo Paulo ensinou na sinagoga em Tessalônica, onde havia uma grande colônia de judeus. Ele era conhecedor da Lei de Moisés e conhecia a chave da profecia bíblica. O assunto girou a respeito da mensagem central da Nova Aliança: arrependimento e fé em Cristo Jesus, pois a contagem do tempo do fim havia começado, pelo Decreto Messiânico (Mc. 1.15):

“O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo:

arrependei-vos e crede no evangelho.”

Esta mensagem poderosa “repercutiu como o som forte de poderosa trombeta, assim a acepção original do verbo: poderoso trombetear. Aqueles que exerceram fé em Jesus igualmente “repercutiram” a mensagem salvadora por toda parte. Os seus ouvintes de imediato fizeram alguma relação com os juízos das trombetas do Apocalipse? Não! Por que? Veremos mais adiante…

Esta primeira proclamação do Evangelho de Deus lhes anuncia o resgate individual, tal qual o toque inicial das “duas trombetas de prata” convocava os filhos de Israel no deserto; cientes de que, a qualquer instante a “nuvem” se ergueria, indicando a ordem do toque à rebate e a imediata partida do povo (Nm. 9. 15-23; 10.1-12).

Entendam: Deus havia dado ordens a Moisés para providenciar “duas trombetas de prata” feitas de “obra batida”, cada uma forjada a partir de uma lâmina de prata, formando um tubo longo alargando-se em uma das pontas. Eram instrumentos sagrados que pertenciam ao santuário. Somente os sacerdotes, por seus turnos, podiam soprá-las, dependendo do mover da “nuvem” sobre a Tenda da Congregação.

Ouvindo a poderosa pregação do “evangelho da graça de Deus” (At. 20.24), muitos dentre judeus e não-judeus tessalônicos atenderam à convocação divina para o resgate individual; e ficaram cientes que o preço desse resgate já havia sido pago pelo “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo. 1.29).

Ora, aqueles que aceitaram a Jesus e foram feitos membros da “família de Deus” (Ef. 2.19), logo entenderam que o apóstolo Paulo os ensinava a exercer fé em Cristo Jesus, o Messias Prometido. Porquanto, mediante a fé em Jesus eles foram resgatados do poder da doença, da morte e do pecado (cf. Rm. 8.1-3) e haviam ingressado em uma nova relação com Deus Pai, como acontece até hoje.

Porém, devido à oposição invejosa dos judaizantes que rejeitaram o evento Jesus, o Evangelho de Deus Pai que dá vida ao mundo, Paulo foi obrigado a fugir da cidade.  Estando em Corinto, na Grécia, o apóstolo escreveu uma Primeira Epístola àqueles novos convertidos (c. de 51 d.C.), profetizando “por palavra do Senhor” algo extremamente maravilhoso: antes da “ira [de Deus] vindoura … seremos arrebatados” (1 Ts. 1.10b; 5.9). Nada de heresia. Nada de opinião pessoal. Nada de teoria!

Quanto ao resultado deste anúncio profético que convoca para o resgate individual – o primeiro toque da trombeta redentora – o apóstolo escreveu (1Ts. 1.8-10 – ênfase nossa):

Porque de vós repercutiu (execheomai) a palavra do Senhor [o evangelho da graça de Deus] não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma; pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira [de Deus] vindoura.

O apóstolo, pois, profetizou a convocação para a iminente, indivisível e misteriosa partida dos que foram resgatados e agora formam “igreja de Deus… corpo de Cristo” (1 Co. 1.2; 12.27), fiel a Jesus e ao Evangelho de Deus Pai (1 Ts. 4.13-18 – ênfase nossa):

 O Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem [a ordem para o arrebatamento], ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta [a instantânea repercussão dessa ordem] de Deus descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.

 Ora, o apóstolo Paulo estava interpretando o significado do ressoar das “duas trombetas de prata”: convocação para a redenção em seus dois momentos escatológicos principais; convocação individual e partida do povo, como acontecia nas peregrinações dos hebreus no deserto.

Paulo NÃO recebeu revelação da parte do Senhor a respeito de juízo sequencial descrito no Apocalipse (juízo dos selos, juízo das trombetas e juízo das taças). Basicamente, ele ensinou acerca do arrependimento de pecados, do ardente batismo com o Espírito Santo com a manifestação dos dons espirituais no contexto do “mistério guardado em silêncio nos tempos eternos” etc.; e, “por palavra do Senhor” ele profetizou o arrebatamento da “igreja de Deus… corpo de Cristo” caracterizando-o na esperança cristã da iminência deste evento que não depende de prodígio nos céus, nem de sinal, nem de trombetas.

Por conseguinte, o chamamento individual é para o resgate individual (um misterioso som longo – o anúncio do Evangelho por esses quase dois mil anos em que o Espírito de Cristo está formando o povo de Deus); e, finalmente, a convocação para a partida do Corpo de Cristo, ou seja: um iminente, indivisível, misterioso e repentino trombetear: VEM!

Que dificuldade existe? Nenhuma! Pois a conversão a Deus não é um mistério? O novo nascimento e ingresso na família de Deus não é um mistério? Pois o arrebatamento é esperança para os crentes em Jesus e mistério para o mundo. SIM!

Quando os destinatários da Epístola Paulina se reuniram para ouvir a leitura da mensagem apostólica – muitos deles eram conhecedores da Tora e das históricas tradições (p. exs.: fogo, nuvem, sangue, toques das “duas trombetas de prata”), posto que eram judeus freqüentadores da sinagoga deles – a comunidade dos cristãos logo entendeu que Paulo estava reiterando o que já havia dito e profetizado a respeito do evento Jesus.

Quando ouviram a “doutrina dos apóstolos”, aqueles cristãos oriundos das tradições de Moisés compreenderam imediatamente que Paulo interpretava as Escrituras Hebraicas falando de coisas que eles bem conheciam, assim como os toques das “duas trombetas de prata”

Registro que a convocação inicial do “evangelho da graça de Deus”  é exclusivamente para arrependimento e justificação mediante a fé em Cristo (Rm. 5.1). Este é o ressoar da primeira convocação que chama a cada um para o resgate individual em Cristo Jesus, como continua acontecendo em nossos dias.

Registra a Escritura Profética: em certo instante iminente e indivisível dar-se-á a última convocação dos que foram santificados em Cristo (1 Co. 1.2), tanto os que morreram firmes na fé (serão ressuscitados), quanto os que ainda estiverem do lado de cá da existência, servindo ao Senhor (serão transformados). Neste instante seremos arrebatados “num abrir e fechar de olhos”. Este é o importante significado do que Paulo ensinou aos cristãos interpretando o ensino de Moisés a respeito das “duas trombetas de prata” (Nm. 10.1-12 cf. 1 Co. 15.51-52).

Sabendo-se que, a este encontro da “igreja de Deus… corpo de Cristo” com o Senhor nos ares dá-se o nome de arrebatamento da igreja, esta última convocação é o ressoar a rebate da trombeta redenção de que falara Moisés. E assim, a redenção completar-se-á, primeiro, nos que foram santificados em Cristo Jesus (1 Co. 1.2); e, ao depois, na Natureza. Pelo que a Escritura declara (Rm. 8.22-25):

Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.

Conclusão

 Amados: Deus não é de confusão.

A antiga promessa do derramar do Espírito (Is. 44.3; Jl. 2.28-29) no contexto da Nova aliança (Jr. 31.31-34) foi lembrada por João Batista (Jo. 1.32-34), reiterada por Jesus (Lc. 24.44.-49) concretizada no Pentecostes (At. 2ss) e até hoje.

Ao escrever Atos dos Apóstolos o hagiógrafo Lucas testifica que este assunto ficou bem esclarecido e experimentado entre aqueles cristãos dependentes de fortalecimento em espírito para proclamarem, por toda a parte, a Mensagem Salvador.

Aqueles cristãos neófitos de Tessalônica e as centenas de comunidades cristãs daqueles primeiros tempos jamais puderam fazer a mais mínima relação dessas duas convocações – resgate individual e partida do povo de Deus – com atos de justiça punitiva em meio ao mover cataclísmico e interventivo do Juízo de Deus mencionado no Apocalipse. Graça e Juízo não se misturam.

Portanto, o Apocalipse NÃO cuida de batismo com o Espírito Santo, como quer o ensino-profético do Pr. Gedelti Gueiros. Este amado e ilustre irmão em Cristo está errado ao afirmar que o fogo do altar – o Espírito Santo – é derramado sobre a cabeça dos homens para que recebam com alegria as intervenções de Deus.  Completamente errado.  E apesar de avisado não se corrige.

Ora, por volta de quarenta e cinco anos depois de Paulo escrever aos cristãos tessalônicos (e próximo de trinta anos depois de sua morte, bem no final do governo de Nero, a besta fera que incendiou a parte velha da cidade de Roma e culpou os cristãos de havê-lo feito) é que o Apocalipse de Jesus Cristo foi notificado ao apóstolo João, quando prisioneiro em Patmos, no Mar Egeu. Nesta ocasião é que foi revelado a respeito dos Juízos: selos, trombetas e taças (Ap. 6.1-17; 8.1-13; 9.1-21; 11.15-19; 16.1-21) descritos no Apocalipse.

Resta a questão: o que fazer com este ensino gedeltiano? Livrem-se do fermento imprestável institucionalizado na ICM-PES, porquanto grande é o pecado de ensinar e espalhar heresias entre os crentes em Jesus. Deus chamará a juízo os que assim fazem, como está escrito (Tg. 3.1): “Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo.” Igualmente, é grande o pecado de ser cúmplice com os pecados de outrem (1 Tm. 5.22; 2 Jo. 1.11).

Se alguém quer continuar acreditando em heresias de falsos mestres e falsos profetas que ensinam doutrina revelada que ofende as Escrituras, não posso impedir. Mas nunca poderá dizer: ninguém me avisou.

NOTAS

Acompanhe em

https://www.facebook.com/CavaleiroVeloz?fref=ts
https://www.facebook.com/velozcavaleiro?fref=ts
https://www.facebook.com/groups/retirante/?fref=ts

Aqui não é lugar para calúnias e difamações. Discutimos doutrinas, heresias e ideias à luz das Doutrinas Fundamentais como um dos capítulos da Teologia

Atualização em 06.07.2014 às 11:00

Cite a fonte caso faça cópia ou transcrição deste textos  http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2010/01/a-ultima-chamada/

Em nome da ética democrática, que a data original e origem da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

Evitem postagens fora do FOCO do artigo. O espaço para postagens é oferecido até para os nossos inimigos; porém, aqui não é lugar para calúnias e difamações. Discutimos doutrinas e ideias. Por ser deselegante evitem CAIXA ALTA (letras maiúsculas) nas postagens.

Imagens colocadas no artigo como ilustração foram retiradas da Internet (Google) e também dos textos aqui postados, suponho ser do domínio público. No caso em que haja alguma imagem ou texto sem os créditos devidos, não foi intencional; e, deste modo agradeceria em me avisar que colocarei os créditos ou retiro do Blog.

No entanto, esta imagem das mãos com o dedo apontando 1. Ts. 1.9,10, especialmente, é de minha propriedade.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

10 Respostas para “A Última Chamada”

  1. Zanata disse:

    Dizem por aí, que a primeira, a segunda e a terceira trombeta já tocaram. Particularmente nunca tinha ouvido falar dessa interpretação das profecias de João.
    Será então que estamos na grande tribulação? Jesus já veio então, e o que estamos esperando é que ele venha pela segunda vez como dizem os Adventistas do sétimo dia.
    Concordo com a exposição do Amigo .
    Que Deus abençoe ricamente!

  2. Gomes e Leila disse:

    Concordo com o Zanata. Também entendo correta a interpretação sobre as duas troimbetas de prata. Parabens ao autor do artigo. Condundir “ultima tronmbeta” em 1 Co. 15 com juizo das trombetas e ensinar que a igreja vai ser arrebatadfa no meio da grande tribulação destoa do contexto do ensino de Paulo e do ensino do Apocalipse de jesus Cristo.
    A opinião do Pr. Gedelti não tem suporte e parece que ele entende que estamos na grande tribulação. Ms lá ele dá ordens (e não se importa de estar acima da Bíblia) e os demais obedecem. Na ICM é assim. Infeloizmente.
    Mas no fim Deus mesmo fará a seleção e haverá surpresa, muita surpresa.

  3. […] Até que aconteça a chamada final para “a igreja do Deus vivo” – o Corpo de Cristo – e certamente vai acontecer antes da “ira divina” -, a atuação eficiente e enérgica de cada “comunidade dos discípulos” é de se esperar; como daquele que anda e continua andando exclusivamente na esfera de atuação do Espírito de Deus e capacitado a praticar a Palavra:

    “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (…) Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.

    (…) Tornai-vos (gr. guinesthe – ação contínua que pede um hábito de vida), pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Mas aquele que considera, atentamente (gr.parakypsas – ficar sobre o espelho, olhar e ver com exatidão), na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” (ênfase nossa) […]

  4. GEDEÃO disse:

    Parabéns CV ,agora entendo porque vc foi excomungado por G.G. Seu conhecimento escatológico incomodava  o heresiarca maior.
    .
    .
    GEDEÃO,

    A ICM-PES está contaminada com o erro da cabeça aos pés: do palácio às unidades locais do malfadado sistema.

    Ao falar doutrina revelada, o pior é o falsear do “evangelho da graça de Deus” (At. 20.24).

    Deste modo, na Maranata do jeito que o mestre-profeta quer o que vale não é a Teologia Pentecostal; mas meias verdades e teologismo. Erra, continua no erro, e apesar de advertido dos erros não se corrige. Coisa de esquizofrenia religiosa.

    O mestre-mor ensina que três das trombetas do Apocalipse já tocaram e o anjo do Apocalipse (Ap. 8.5) é quem joga do fogo do altar sobre as cabeças dos homens para que recebem com alegria as intervenções de Deus”, o mestre-mor consegue destituir a Jesus de Seu Apostolado, Messianato e Sumo-Sacerdócio; e desconstrói a Doutrina da Tri-Unidade da Divindade.
    .
    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2010/03/o-desastre-da-heresia-icemita/
    .
    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2011/02/arrebatamento-ja/
    .
    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2011/03/caminhos-guardados-em-segredos/
    .
    CV.

  5. m.a disse:

    acho q vc deveria cair aos pés do SENHOR JESUS e realmente buscar uma verdadeira conversão de vida,pois todo o seu conhecimento teólogico não vai mudar a vida d ninguem.nem mudou a sua.SE VC realmente fosse um servo de Deus ñ estaria afrontando ninguém pelo contrário oraria por eles.a paz do senhor
    .
    .
    Alice, graça e paz em Cristo Jesus

    Aos cristãos que estavam dispersos por causa das perseguições que surgiram, o Espírito de Cristo Jesus moveu o apóstolo Pedro a escrever (1, 3.15b): “estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,”

    Dos diversos estudos de minha autoria na área da Escatologia adaptei alguns artigos para este SITE (uns dez ou doze), incluindo este: A Última Chamada. Artigo de fácil acesso, dispensado de cogitações maiores nas áreas de Teologia mas bem estruturado nas Escrituras Sagradas e nos Fundamentos da Teologia Pentecostal.

    Evidentemente, o artigo CONFRONTA aquilo que é ensinado nos emaranhados e falácias dos Seminários da Obra dependente eterno do olhar caolho do construtor de heresias, vale dizer: o formatado crê na crença do mestre-profeta das trombetas. E por isso o artigo em comento não agrada a quem está preso às heresias que descem do palácio da rainha desfigurada, como é o seu caso.

    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2011/03/opiniao-seminarios-da-obra/

    http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2011/09/a-obra-construindo-heresias/

    Longe de mim esperar que algum formatado icemista goste do que escrevi; porém, a Lógica e a Retórica exigem, que, aquele que quiser confrontar o que alguém escreveu, o faça coerentemente e demonstre outro olhar ou olhares. Mas a amada irmã preferiu agredir o autor do artigo. Essa estratégia ganhou o nome de “argumentum ad hominem”, falacioso por natureza. Falácias não se sustentam.

    O meu procedimento foi correto; mas o que V. ganha com esse julgamento preconceituoso, diria, até premonitório?

    O que V. ganha com esse maranatês promovido no maranatismo sectário? Ganha nada e perde pela incredulidade.

    Por oportuno, entenda isto: o fermento velho há de ser jogado fora a fim de que sejamos nova massa em Cristo Jesus (cf. 1 Co. 5.6-8).

    CV.
    .
    .
    Em 09.03.2016 às 11:20

    Alice não contestou, nem retornou, pois não tem condições de escrever sobre o tema; mas joga pedras…

    Essa formatação gedeltista gera INCRÉDULOS.

    Não é o que insisto?

    “O SENHOR é minha bandeira.”

    CV.

  6. GEDEÃO disse:

    Óla minha irmã M.A, essas pessoas que a irmã pede para que orem por elas,nunca tiveram a menor piedade para com alguém que ousou mostrar-lhes seu erros. Não que eu acho que o amado irmão CV faça isso por vingança; mas as denuncias tem que ser feita, doa a quem doer,Jesus minha amada esta acima de tudo e de todos, quem errou tem que pagar o preço da vergonha e  humilhação. Se não existisse esse blog G.G. e seus asseclas estariam muito tranquilos para continuar a enganar pessoas como a irmã. Denunciar o erro é preciso. o câncer tem que ser extirpado do corpo,ñ pode ficar metástases,se ficar a morte é iminente .  Muitas pessoas que outrora criticava este BLOG, hoje é o seu único meio para seus desabafos(muro das lamentações) . Avante CV!!! (espero um dia ter o prazer de lhe conhecer, tenho muito para aprender com vc meu amado,sou um sedento pela  BÍBLIA sagrada!) Faço teologia e esse blog tem dado  respostas para minhas indagações  .

  7. […] Querite! Momentâneo e passageiro, cujas marcas falarão para a posteridade. Cumpridas as próximas tarefas, continuarei caminhando em direção às águas para atravessá-las a seco. Definitivamente. E num instante, num abrir e fechar de olhos eu ouvirei o som da última chamada. E serei elevado em meio a um redemoinho de fogo e de glória. Então, alguns falarão desse evento e até me procurarão pelos cantos e fendas da terra; mas não me encontrarão. Mistério! Nunca mais serei visto por aqui… […]

  8. […] Obra como forma de vida– ideologia que lastrou na Maranata como fogo em palha seca, é a identidade da igreja fiel – a igreja maranata – que segundo a profecia de Gedelti vai ser arrebatada na quarta trombeta. Isto é o contrário do que o Espírito de Cristo Jesus nos revelou. Aspectos desse primitivo ensino neo-testamentário podem ser lidos em A Última Chamada. […]

  9. […] Ora, arrebatamento da “igreja de Deus…corpo de Cristo” não é assunto incluído no Sermão Profético; mas consta na doutrina expressa nas Epístolas Paulinas, corrigindo falsas idéias e fanatismo de alguns a respeito deste momento iminente e indivisível que exclui os demais “que não têm esperança”. Aspectos desse primitivo ensino podem ser lidos em A Última Chamada. […]

  10. […] Entendam:

    A ação de arrebatar a “igreja de Deus… corpo de Cristo” (1 Co. 1.2; 12.27) depende exclusivamente de DECISÃO MESSIÂNICA.

    A Escritura Profética declara que este ato é iminente, indivisível, instantâneo, messiânico, misterioso e pré-tribulacional para a “Casa de Deus que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (1 Tm. 2.15).

    Não haverá aviso prévio.

    No contexto da Escritura o arrebatamento não é para “os demais que não têm esperança.” (1 Ts. 4.13).

    Por oportuno, esta poderosa profecia não deixa de expressar juízo contra a cristandade apóstata e o judaísmo obtuso; pelo que, ao escrever aos cristãos que estavam dispersos por motivo das perseguições romanas o apóstolo Pedro ratifica o ensino do apóstolo Paulo (1 Pe. 4.17):

    “Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?” […]

Deixe o seu comentário

Resolva a seguinte pergunta para envio * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.